Ciclistas da Cannondale vão usar garrafas 100% compostáveis em provas da UCI

Foto: Cannondale

A Cannondale está lançando uma nova garrafa 100% compostável como alternativa às garrafas plásticas normalmente usadas no pelotão do World Tour.

+ 5 lanches pós-treino fáceis de fazer e levar

+ Por que ciclistas lidam com o calor melhor do que corredores?

+ 4 destinos para pedalar e surfar no mesmo dia

Começando com a competição Giro de Italia deste ano, a equipe masculina da Cannondale’s World Tour Pro Road, a EF Education-EasyPost, usará garrafas que se decompõem 100%. Isso mesmo, ao serem descartadas, elas não encherão aterros ou poluirão cursos d’água.

Além disso, a equipe Feminina EF Education-TIBCO-SVB também começará a usar as garrafas 100% compostáveis ​​este ano na prova Itzulia Women Stage Race.

“Minimizar nossa pegada ambiental envolve entender quais são nossos impactos e onde eles ocorrem”, explicou a Cannondale, por meio de um porta-voz.

A iniciativa tem como objetivo colaborar para um mundo de ciclismo mais consciente e ecológico. A partir de medidas que solucionem questões de impacto ambiental, a Cannondale pretende substituir garrafas ​​descartáveis por alternativas com materiais sustentáveis.

Segundo a marca, o pelotão profissional utiliza 630 mil garrafas por ano. Sendo que 70 mil delas vêm apenas do Grand Tour. A equipe masculina EF Education-EasyPost e a equipe feminina EF Education-TIBCO-SVB usam 34.000 garrafas por ano. Isso já contribui com uma grande redução de poluição por resíduos plásticos.

Garrafas Cannondale 100% Compostáveis

A Cannondale fabrica as novas garrafas 100% compostáveis ​​a partir de materiais derivados de plantas. A válvula de boca, a tampa e o corpo da garrafa se decompõe totalmente ​​e são livres de plastificantes e metais pesados.

Mas elas realmente se decompõem?

Uma vez expostas a microrganismos, calor e umidade, o novo modelo de garrafa se decompõe em 3 meses por meio de um sistema de compostagem industrial. Isso é o que informa a Cannondale e comprova o certificado pelas normas europeias de compostagem.

Já em uma caixa de compostagem caseira, as garrafas devem se decompor em 10 a 12 meses.

Infelizmente, as garrafas biodegradáveis ​​ainda não estarão disponíveis para compra do consumidor público. No entanto, a marca informou que aplicará essa inovação durante toda a temporada do World Tour 2023 e além.

Atualmente, a maioria das garrafas de água no ciclismo profissional tem uso quase único e depois são descartadas. Dessa forma, durante as corridas, são comumente jogadas à beira da estradas e não são reutilizadas por razões de higiene.

-Publicidade-