Para a Outward Bound Brasil (OBB), a natureza é a melhor sala de aula. Através de experiências autênticas no outdoor, os participantes conseguem aprimorar habilidades físicas e comportamentais importantes como resiliência, foco, organização e planejamento.
Um dos principais cursos oferecidos pela organização é o FEAL (Fundamentos de Educação ao Ar Livre), voltado para maiores de 18 anos e que já teve o seu calendário de 2024 divulgado em lugares icônicos da natureza brasileira.
Veja também
+ Por que a natureza te torna mais inteligente, de acordo com neurocientistas
+ Infância Outdoor: 5 lições que trilhas na natureza oferecem às crianças
+ Por que sua próxima viagem deve ser para uma das Zonas Azuis
+ Do Ártico à Antártica: bióloga brasileira explora os dois polos do mundo
O primeiro encontro será entre os dias 31 de março e 14 de abril em um canto remoto da Chapada Diamantina, no coração da Bahia, uma vivência de 14 dias com direito a muita travessia na montanha e acampamento ao ar livre.
Embora cada programa possa variar de acordo com roteiro e localidade, os princípios fundamentais e os objetivos do FEAL tendem a ser os mesmos: tirar os participantes da zona de conforto e desenvolver as chamadas soft skills, as habilidades comportamentais.
Na Chapada, o foco dos primeiros dias será a construção da autonomia do grupo para a autogestão da expedição. Aspectos relacionados à expedições em ambientes remotos como navegação com mapa e bússola, técnicas de mínimo impacto, gestão de riscos e cozinha ao ar livre serão abordados.
“Um elemento essencial para nós é viver experiências reais em aventuras autênticas. Então geramos um ambiente seguro do ponto de vista emocional e físico, mas ao mesmo tempo desafiador e que instiga as pessoas a saírem das suas zonas de conforto”, explica Andreas Martin, diretor-executivo da Outward Bound Brasil, na reportagem sobre como desafios na natureza nos ajudam a desenvolver soft skills.
Com o grupo assumindo progressivamente todas as tarefas diárias, surgem os múltiplos desafios que uma genuína expedição Outward Bound oferece. Um trekking pela montanha, por exemplo, pode ampliar soft skills como senso de liderança, foco, disciplina e outras competências bastante valorizadas no mercado de trabalho atualmente.
“Estar na natureza é enfrentar um cenário extremamente dinâmico, onde tudo pode mudar em questão de minutos”, afirma Martin. “Em um ambiente assim, estamos expostos a várias situações técnicas diferentes, o que dá a oportunidade de novos padrões de comportamento emergirem”, complementa.
Após a Chapada Diamantina, serão mais três encontros em 2024 (veja o calendário completo abaixo): Mantiqueira, Chapada dos Veadeiros e Serra da Bocaina, todos com o mesmo propósito: reconectar-se com a nossa essência por meio de uma jornada transformadora na natureza.
Saiba mais sobre o FEAL aqui.
Ver essa foto no Instagram
O que é o FEAL Diamantina?
Uma expedição autossuficiente de 14 dias na região da Chapada Diamantina (BA). O programa foca nos fundamentos da aprendizagem experiencial ao ar livre.
Para quem foi pensado o FEAL?
Para adultos a partir dos 18 anos. O rico conteúdo atende tanto pessoas que buscam novas ferramentas, sejam elas de habilidades técnicas ou socioemocionais, como pessoas que buscam ressignificar suas vidas através de uma experiência transformadora na natureza.
Calendário FEAL 2024
- FEAL Chapada Diamantina – 31/03 a 13/04 | quatorze dias (adultos)
- FEAL Mantiqueira – 07/07 a 20/07 | quatorze dias (adultos)
- FEAL Chapada dos Veadeiros – 01/09 a 14/09 | quatorze dias (adultos)
- FEAL Serra da Bocaina – 10/11 a 23/11 | quatorze dias (adultos)