Mais pessoas do que nunca estão relatando nevoeiro mental – incluindo muitos casos ligados ao covid-19 e os sintomas duradouros da doença.
O nevoeiro mental é um termo genérico que os cientistas usam para descrever quadros de confusão e esquecimentos, como se o raciocínio e a memória estivessem embaralhados.
Infelizmente, a ciência ainda tem muito o que desvendar sobre esse tema, mas como o Dr. Andrew E. Budson, escreve para o Harvard Health Blog publicado pela Harvard Medical School, comer certos alimentos saudáveis pode ajudar. Outras dicas incluem sono, exercícios aeróbicos e atividades mentalmente estimulantes.
Experimente estes alimentos para combater o nevoeiro mental
Embora ainda haja muito a aprender sobre o assunto, adicionar esses alimentos e ingredientes conhecidos por apoiar a memória, a cognição e a saúde do cérebro pode ajudar.
Cacau
O cacau é rico em flavonoides, antioxidantes que ajudam a aumentar o aprendizado, melhorar a memória e aumentar o poder geral do cérebro. Alguns estudos mostram que o efeito é potencializado quando combinado com exercícios. Outras boas fontes de flavonóides incluem chá e vinho tinto.
Experimente: Adicione um punhado de nibs de cacau cru aos smoothies; misture o pó de cacau escuro em seu café da manhã; ou polvilhe raspas de chocolate escuro sobre uma tigela de frutas frescas.
Levedura Nutricional
A levedura nutricional é rica em folato, uma vitamina B ligada ao desenvolvimento saudável do cérebro e à melhora cognitiva geral; deficiências podem levar a distúrbios neurológicos, como depressão, declínio cognitivo e demência. Além disso, a levedura nutricional é uma excelente fonte de vitaminas B6 e B12, que são importantes para a saúde do cérebro e o desempenho da memória.
Experimente: Pasta de caju, levedura nutricional e água para um molho cremoso de “queijo”; misture o ingrediente com macarrão cozido e azeite; ou polvilhe sobre brócolis cozido no vapor jogado com azeite.
+ Levedura nutricional: alimento vegano lembra queijo e traz benefícios à saúde
Cúrcuma
Cúrcuma contém curcumina, um antioxidante que pode prevenir o desenvolvimento e acumulação de formações de placas ligadas à doença de Alzheimer. Estudos mostram que a curcumina pode proteger contra o declínio cognitivo e diminuir o comprometimento em lesões cerebrais traumáticas, e pode até estimular a produção de novas células cerebrais.
Experimente: Combine cúrcuma com leite morno e mel para uma bebida ayurvédica tradicional; misture o grão de bico quente com açafrão, inclua no tomate picado com óleo de coco; ou adicione a raiz de cúrcuma fresca ralada ao alho e couve refogados.
Espinafre
O espinafre é rico em luteína, um antioxidante que protege o cérebro dos danos e inflamações dos radicais livres. Pessoas com comprometimento cognitivo leve demonstraram ter reduzido o status de luteína, e aumentar os níveis de luteína demonstrou melhorar o aprendizado e a memória. Outras boas fontes de luteína são couve, acelga e gema de ovo.
Experimente: Pique o espinafre e misture ao molho de macarrão; faça um purê com feijão branco, alho e azeite para um mergulho rápido; ou adicione um punhado aos smoothies do café da manhã.