Os 6 melhores alimentos para fazer na grelha, de acordo com um nutricionista

Por Redação

alimentos na grelha
Foto: shutterstock

Se tem uma coisa que o brasileiro gosta é de um bom churrasco. No entanto, quando a maioria de nós vai grelhar algo, temos a tendência de optar pelos mesmas comidas de sempre e na verdade não precisamos nos limitar às carnes. Você sabia que outros alimentos também ficam maravilhosos quando feitos na grelha?

Leia mais:

+ Vai acampar? Veja quais equipamentos utilizar na hora de cozinhar

+ Conheça técnicas para transformar sua relação com os alimentos

+ 10 alimentos ricos em vitamina D para sua saúde

Isso sem contar que experimentar essa técnica de cozimento, vai te dar a oportunidade de sair da cozinha para entrar em contato com o mundo da parte de fora de sua casa. Além disso, há alguma coisa que não melhore com algum tempo na grelha sobre uma chama quente?

Por uma questão de melhor sabor e nutrição melhorada, é hora de pensar fora do pão de alho e da carne e olhar para sua grelha como um meio de cozimento ultra-versátil que está pronto para preparar todos os tipos de alimentos. E uma vez que você seja mordido pelo inseto da grelha de alimentos alternativos, você começará a olhar tudo no supermercado e no mercado de agricultores em termos de “Será que vai grelhar?”

Tente enviar esses itens para o fogo para reviver sua emoção da grelha.

1. Tofu

Quando você quiser olhar para a grelha além da carne animal, considere pegar um pacote de tofu. Grelhar uma fatia de tofu é uma maneira infalível de tornar o sabor da proteína à base de plantas, bem, mais carnudo. E você vai querer comê-lo com mais frequência quando descobrir seus benefícios para a saúde.

Um punhado de estudos tem relacionado o consumo de alimentos de soja, como tofu, com pressão arterial mais baixa , melhores índices de colesterol e, potencialmente, diminuindo o risco de certos tipos de câncer, como mama e ovário . Acredita-se que compostos vegetais na soja chamados isoflavonas, bem como talvez algo específico sobre a própria proteína de soja, estejam por trás de muitos dos benefícios para a saúde do tofu.

Dependendo do coagulante usado durante a produção, como cloreto de magnésio (chamado nigari) ou sulfato de cálcio, o tofu também fornece boas quantidades desses minerais.

Como Grelhar Tofu

Para grelhar, use tofu extra-firme para que ele aguente nas grelhas. Então, siga estes passos:

  • Corte um bloco de tofu drenado em 2 fatias ao longo de sua largura.
  • Forre uma tábua de corte com algumas folhas de papel toalha. Cubra com pedaços de tofu e mais algumas folhas de toalha. Pressione suavemente para extrair o excesso de líquido.
  • Pincele os dois lados com azeite e tempere com sal e pimenta. Você também pode temperar as fatias com outros aromas, incluindo curry em pó ou za’atar, ou marinar tofu como se fosse carne por várias horas antes de grelhar.
  • Grelhe o tofu em fogo médio-alto em grelhas untadas até dourar e as marcas da grelha aparecerem, cerca de 4 minutos de cada lado. Dê ao tofu uma volta de 90 graus na metade do cozimento de cada lado.

2. Halloumi

Também conhecido como “queijo grelhado”, o queijo halloumi salgado e divertido de comer é um laticínio tradicional em Chipre e uma proteína popular em vários países do Oriente Médio. O poder mágico do halloumi semi-duro é que ele tem um alto ponto de fusão e não escorre pelas grades da grelha. Em vez disso, o exterior fica salpicado de pedaços crocantes enquanto o interior fica aveludado, mantendo sua forma o tempo todo. Faz um ótimo queijo grelhado – literalmente!

Tradicionalmente feito com uma combinação de leite de ovelha e cabra, esta importação de laticínios oferece cálcio e construção muscular amigáveis ​​​​aos ossos, proteína que controla a fome. Esteja ciente de que ele contém uma boa quantidade de gordura saturada e sal, portanto, evite a tentação de polir um bloco inteiro.

Como Grelhar Halloumi

Com sua deliciosa mordida mastigável, o halloumi grelhado é um excelente complemento para saladas, tacos e saladas de macarrão. Você pode até tratá-lo como se fosse um hambúrguer e colocá-lo entre um pão com suas coberturas favoritas.

Veja como preparar halloumi para grelhar:

  • Vire um bloco de halloumi e corte longitudinalmente em 2 fatias grandes.
  • Pincele com óleo e aqueça até dourar com marcas de grelha em ambos os lados, 1 a 2 minutos de cada lado.
  • Alternativamente, corte o halloumi em pedaços de 1 polegada e espete no estilo queijo coalho.

3. Abacate

Para a melhor torrada ou guacamole de todos os tempos, acenda a grelha! Grelhar o abacate torna sua carne mais cremosa com um toque de sabor defumado.

Além disso, trabalhar mais abacate e sua carga útil de fibras, gordura monoinsaturada, vitamina K e folato em seu cardápio é uma receita para o sucesso nutricional. Em um estudo randomizado , uma equipe de pesquisadores da Penn State descobriu que os participantes que comiam abacate diariamente tinham dietas de melhor qualidade durante o período de estudo de 6 meses e experimentaram melhorias no colesterol. E apesar de ser denso em calorias, incorporar um abacate por dia nesta investigação não causou ganho de peso.

Como Grelhar Abacate

Abacates são fáceis de grelhar e requerem apenas um pouco de preparação. Tente este método:

  • Corte o abacate maduro ao meio, retire a semente e pincele a ‘carne’ com um pouco de óleo e polvilhe um pouco de sal.
  • Coloque o lado da carne para baixo em uma grelha quente por cerca de 5 a 7 minutos, ou até obter algumas boas marcas de grelha.

Uma vez que está fora da grelha, há muitas maneiras de usar o abacate. Retire a carne e amasse em guacamole, corte cubinhos e adicione a saladas, ou fatie e coloque em sanduíches, hambúrgueres e tacos. Ou, encha a cavidade do abacate grelhado com salsa e queijo feta desintegrado ou queijo fresco.

4. Couve

Se você quiser intensificar o seu jogo de salada, não procure mais do que a grelha. E, não, não queremos ficar com os suspeitos de sempre, como milho ou abobrinha para grelhar vegetais. Couve saudável também pode se beneficiar de um toque de carvão.

E qualquer coisa que o deixe animado para comer mais verduras é uma boa notícia para o poder do seu cérebro. Um estudo recente na revista Neurology descobriu que as pessoas que comiam as maiores quantidades de folhas verdes por dia (uma média de 1 a 3 porções diárias) tinham cérebros que mostravam sinais reduzidos de envelhecimento.

Verduras escuras como a couve são extremamente ricas em uma variedade de micronutrientes essenciais e antioxidantes carotenóides, como a luteína, que podem ajudar a aguçar sua mente.

Como grelhar couve

Você pode usar couve toscana quando estiver acendendo a grelha, pois suas folhas planas resistentes são menos propensas a queimar do que a couve crespa, cujas bordas são propensas a chamuscar. Siga estes passos para cozinhá-lo:

  • Apare as pontas duras de um punhado de couve toscana, coloque em uma tigela e misture com azeite.
  • Em lotes, coloque a couve na grelha e cozinhe em fogo médio, virando uma vez, até ficar levemente crocante e escurecida em alguns pontos, cerca de 2 minutos.
  • Pique a couve em pedaços de 2 polegadas e coloque em uma tigela grande junto com outros vegetais e molho.

5. Mexilhões

Você simplesmente não pode se considerar um cozinheiro outdoor até colocar essas maravilhas em casca na grelha. Você provavelmente ficará surpreso com o quanto os mexilhões são fáceis de grelhar – eles vêm sem o risco de quebrar o coração que acontece com peixes como o salmão. E quando o salgado encontra o esfumaçado, a mágica acontece.

Esses mariscos são repletos de nutrição, incluindo proteínas, vitamina B12 e gorduras ômega-3, assim com são saudáveis ​​​​para o coração e também são considerados uma das opções de frutos do mar mais sustentáveis ​​​​que você pode comprar.

Como grelhar mexilhões

Grelhar mexilhões requer muito pouca preparação e é um processo rápido. Aqui está como fazê-lo:

  • Faça um fogo médio em uma churrasqueira a carvão ou aqueça uma churrasqueira a gás para médio-alto.
  • Mergulhe os mexilhões em uma tigela grande com água fria, mexa um pouco e escorra. Descarte todos os abertos que não fecham quando tocados.
  • Coloque os mexilhões em uma cesta para grelhar, feche a tampa e grelhe até que as conchas se abram (4 a 6 minutos).
  • Retire os mexilhões da grelha e coloque-os em uma tigela grande. Descarte os que não abriram.
  • Esprema uma quantidade generosa de suco de limão e espalhe um monte de ervas frescas como salsa.

6. Pêssegos

Os açúcares que ocorrem naturalmente nas frutas, quando aquecidos, assumem uma cor dourada atraente e desenvolvem um sabor profundo, semelhante ao caramelo. Então, quando você grelha pêssegos, o exterior tostado, doce e caramelizado desta fruta de caroço beijada pelo sol contrasta com a polpa macia por dentro, criando um perfil de sabor completamente novo que é simplesmente irresistível.

Além disso, comer mais desta fruta de verão por excelência ajuda a carregar a vitamina C que fortalece o sistema imunológico e um cache de antioxidantes que beneficiam o corpo. E como os pêssegos grelhados são muito doces, você pode desejar muito menos alimentos e bebidas processadas açucaradas.

Como grelhar pêssegos

Obtenha pêssegos caramelizados com estes passos simples:

  • Corte os pêssegos ao meio, retire os caroços e cubra levemente os lados da carne com óleo.
  • Grelhe em fogo médio, virando uma vez, até ficar macio e algumas marcas escuras aparecerem, cerca de 5 minutos no total.

Depois de tirar os pêssegos da grelha, você pode transformá-los em um lanche ou sobremesa saudável. Apenas cubra com gotas de iogurte grego e pistache picado. Ou pique pêssegos grelhados e adicione-os a salsas para carnes e tacos.







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo