O Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia (EUA), não mantém registro sobre a idade das pessoas que sobem as montanhas no local, mas Everett Kalin é muito provavelmente o escalador mais velho a alcançar o topo do Half Dome, de 2.682 metros.
Kalin, um professor aposentado de 93 anos, treinou durante meses antes de subir pelas cordas fixas do Half Dome, dizendo: “Quando você chega aos 90 anos, você pensa, ‘Quais seriam algumas coisas que eu gostaria de fazer?’ Acho que o Half Dome foi a coisa que mais me veio à mente.”
Aos 91 anos, o morador de Oakland já havia feito paraquedismo pela primeira vez.
Kalin escalou a icônica montanha com seu filho Jon e sua neta Sidney. “Ele é teimoso como uma mula”, disse Jon ao San Francisco Gate. “Quando ele decide fazer algo, ele vai fazer. Ele ficou me provocando a cada passo da subida.”
Sidney documentou a escalada nas redes sociais. Para se preparar para o Half Dome, Kalin subia e descia as escadas de seu prédio de 17 andares e caminhava ao redor do Lago Merritt cinco dias por semana.
A rota das cordas fixas do Half Dome é muito popular e movimentada no verão. A pessoa média leva cerca de 10 horas para completar a ida e volta.
“Estou muito grato às pessoas que tornaram isso possível”, disse Kalin no dia seguinte à sua caminhada. “Na verdade, estou me sentindo muito bem.”
Ver essa foto no Instagram