Se você exagerou no carnaval e acabou deixando de lado sua rotina de exercícios, é importante retomar aos poucos para evitar lesões e desconfortos. O especialista em Nutrologia Esportiva, Dr. Cristovam Miguel Neto, dá dicas de como essa retomada pode ser descomplicada.
+ Exagerou no Carnaval? Veja 7 dicas ayurvédicas para perder peso de forma saudável
+ Quanto tempo leva para entrar em forma novamente?
“O exagero na ingestão de álcool, a alimentação inadequada e pobre em nutrientes e a falta de sono, fatores muito frequentes durante o Carnaval, prejudicam muito o funcionamento geral do nosso corpo. Por isso, é importante tomar certos cuidados ao retomar as atividades físicas, pois o corpo precisa de algum tempo para recuperar a performance alcançada antes do feriado prolongado”, afirma o especialista.
5 dicas para retomar a rotina de exercícios
1. Comece devagar: Não tente retomar sua rotina de exercícios exatamente do ponto onde você parou antes do Carnaval. Comece com exercícios mais leves e vá aumentando a intensidade gradualmente.
2. Faça um aquecimento adequado: Antes de começar qualquer tipo de atividade física, é importante fazer um aquecimento para preparar seu corpo para o esforço físico.
3. Hidrate-se bem: Beba bastante água antes, durante e depois do exercício para evitar a desidratação, principalmente se você exagerou no consumo de bebidas alcoólicas no carnaval.
4. Escolha atividades que você goste: Se você não gosta de academia, por exemplo, escolha outra atividade física que te dê prazer, como caminhar, dançar, nadar, andar de bicicleta, entre outros.
5. Não se esqueça do descanso: Ele é tão importante quanto o exercício em si. Dê ao seu corpo tempo suficiente para se recuperar após cada sessão de exercícios.
“É importante lembrar que a chave para retomar as atividades físicas após o carnaval é ir aos poucos e escutar o seu corpo. Dia após dia a performance física é recuperada, assim como os benefícios do exercício para a saúde e bem-estar”, destaca Dr. Cristovam.
+ Aprenda exercícios de prevenção à dor nas costas