Fazer exercícios físicos durante o período menstrual pode trazer uma série de benefícios. “Por conta da liberação de endorfina, atividades físicas durante a menstruação podem trazer melhoria de humor e emocional, além do alívio dos sintomas de cólicas e dores lombares”, explica a ginecologista e diretora clínica da femtech Plenapausa, Natacha Machado. O aumento do fluxo sanguíneo durante o exercício também pode ajudar a melhorar o inchaço e a retenção de líquidos comuns nesse período, segundo a especialista.
+ Ciclo menstrual: Um guia dos melhores exercícios físicos para cada fase
+ Corredoras e ciclo menstrual: mitos e realidades da sincronização de treinos
+ Como o ciclo menstrual afeta a recuperação do treinamento
No entanto, podem existir alguns desafios associados aos exercícios durante o período menstrual. Isso inclui a potencial fadiga devido às flutuações hormonais e a necessidade de adotar medidas higiênicas adicionais para evitar infecções. Vale ressaltar que a decisão de se exercitar durante a menstruação deve ser individual, levando em consideração o conforto e a saúde de cada mulher.
Caso você opte por treinar menstruada, confira algumas dicas que podem te ajudar:
6 dicas para praticar exercícios físicos durante o período menstrual
1. Escute o seu corpo
Durante o período menstrual, algumas mulheres podem sentir cansaço, cólicas ou inchaço. É crucial respeitar esses sinais e ajustar a intensidade do exercício, caso sinta necessidade. Se sentir que precisa de mais descanso, permita-se uma pausa ou opte por atividades mais leves, como yoga ou caminhadas.
2. Escolha o tipo de exercício adequado
Nem todos os exercícios são iguais. Durante a menstruação, pode ser útil optar por atividades que se adaptem melhor ao seu estado físico e emocional. Exercícios de baixo impacto, como natação, ciclismo ou alongamento, costumam ser mais gentis para o corpo durante esse período.
3. Mantenha-se hidratada
Manter-se hidratada é sempre fundamental. No entanto, durante a menstruação, essa necessidade se revela ainda mais central, já que é um momento em que o corpo pode perder mais líquidos. Beba água antes, durante e após o exercício para evitar a desidratação.
4. Use roupas adequadas
Escolha roupas confortáveis e que absorvam o suor para evitar desconfortos. Roupas esportivas específicas para o período menstrual, como shorts ou calcinhas absorventes, podem ser uma ótima opção.
5. Tenha um kit de emergência
Carregue um kit de emergência na sua bolsa de academia ou mochila, incluindo absorventes, calcinhas absorventes e lenços umedecidos. Isso vai garantir que você esteja preparada para qualquer imprevisto.
6. Não pule o aquecimento e o resfriamento
Independentemente de estar menstruada ou não, nunca pule o aquecimento e o resfriamento. Aqueça os músculos antes do exercício para evitar lesões. E, após o treino, faça um resfriamento para ajudar na recuperação.
+ A voz da mulher na cultura do surf: 4 obras que você precisa conhecer