8 dicas para deixar a corrida mais legal

Por Run/Outside USA

corrida
Foto: Freepik

Não importa se você está começando agora na corrida ou se já corre há anos: todos nós podemos nos beneficiar ao apimentar nossas rotinas para tornar esse esporte mais  divertido. Além disso, a mudança pode ser o catalisador para o crescimento e expFlesãoerimentar coisas novas pode nos tornar mais rápidos também.

+ As provas de corrida mais divertidas do mundo
+ 7 dicas para evoluir na corrida se você está estagnado

Aqui estão oito maneiras simples de você variar e revigorar sua corrida.

8 formas de deixar a corrida mais legal

1. Deixe a corrida mais simples

Não se prenda à tendência de auto-interrogação que pede para você “encontrar seu porquê”. Você pode estar correndo por uma combinação de sua saúde física, mental ou emocional, para construir comunidade, ou para trazer aventura à sua vida, mas não se enterre em auto-introspecção diariamente – e definitivamente evite se comparar aos outros. Lembre-se: isso é algo que você tem a oportunidade de fazer, não algo que você precisa fazer, e aproveite a afirmação diária que a corrida traz, seja qual for sua abordagem.

Correr é para todos, e tende a devolver o que você investe nela. Não importa qual nível de corredor você se considere, siga a sabedoria do superastro do tênis Arthur Ashe e comece de onde você está, use o que você tem, e faça o que você pode. Leva tempo para perceber os benefícios da corrida. A consistência conta, então seja paciente consigo mesmo, dê-se um pouco de graça, e continue construindo essas bases.

2. Faça da corrida uma prioridade

Pode ser fácil fazer da corrida uma reflexão tardia e sair em um ritmo médio sempre que você tiver tempo. Embora encaixar 30 minutos de exercício diário possa ter benefícios positivos, planejar sua semana em torno de sua corrida – em vez do contrário – irá longe para dar mais propósito à sua corrida e ajudar a antecipar sair pela porta.

Se você começar sua semana sabendo quando, onde e com quem vai correr, há uma boa chance de sua semana (e sua corrida) correr muito mais suavemente, mesmo com a loucura típica que trabalho, família e horários sociais podem trazer. (Com o benefício adicional de que você estará correndo com o propósito e a consistência necessários para melhorar, se você se importa com isso.)

3. Corra acompanhado

Correr sozinho pode ser ótimo por muitas razões, mas correr com outros – amigos, colegas de trabalho, familiares, vizinhos – pode oferecer responsabilidade embutida, camaradagem, comunidade, inspiração e motivação, além de tornar os desafios compartilhados mais envolventes e significativos. Corridas longas e treinos de velocidade mais intensos são frequentemente muito melhores quando feitos com parceiros de corrida. Você ainda precisa se esforçar e superar os momentos difíceis, mas fazer isso com outros deve tornar um pouco mais fácil, sem mencionar mais divertido.

Precisa de um companheiro de corrida? Conecte-se com um grupo de corrida local.

+ Grupos de corrida que promovem a diversidade e que você precisa conhecer
+ A importância de ter um grupo de corrida e ocupar espaços

4. Deixe sua corrida divertida

Tem havido uma tendência na cultura pop de declarar que “correr é chato”. Sabe o que é chato? Essa afirmação! Claro, pode ser válido reconhecer o quão difícil correr pode ser, porque, sim, correr pode parecer impossível às vezes. Mas dar crédito a mensagens negativas provavelmente não levará a resultados positivos.

Encontrar conforto no desconforto e fazer a escolha de fazer coisas difíceis é o que leva ao cumprimento existencial. Simplificando, se você não está se divertindo correndo, pode estar fazendo isso pelos motivos errados ou com as pessoas erradas. (Ou você pode ter um problema de saúde subjacente ou lesão – embora correr possa ser desconfortável, não deve ser cronicamente, agudamente doloroso. Não normalize a dor; defenda sua saúde com profissionais!)

A noção de que você está fazendo algo para sua saúde a curto prazo (movendo seu corpo e clareando sua mente) e bem-estar a longo prazo (idealmente compensando problemas de saúde a longo prazo de ser sedentário) deve ser inspiradora e motivadora. E quanto mais você se envolve, você descobrirá que correr alguns quilômetros com amigos em um ritmo de conversa (ou totalmente sozinho onde você deixa sua mente vagar) é uma das formas mais puras de diversão imaginável.

Um atalho para encontrar a diversão na corrida é assistir, voluntariar-se ou inscrever-se em uma corrida ou evento comunitário de corrida. Há algo mágico sobre milhares de pessoas se reunindo para celebrar este esporte que todos nós amamos. Nós prometemos, apenas comparecer para testemunhar corredores indo atrás de tudo, desde a vitória, a estabelecer recordes pessoais, até apenas cruzar a linha de chegada e completar a distância, encherá você de admiração pela tenacidade do espírito humano.

5. Defina um novo objetivo

Não importa seu estado atual de condicionamento físico, definir um objetivo e persegui-lo é um caminho infalível para o cumprimento, sem mencionar a melhoria. Você pode falar sobre entrar em forma, correr mais rápido, ou finalmente completar aquela prova, mas você é o único que pode fazer isso acontecer. Comece criando passos acionáveis: inscreva-se em uma corrida, baixe um plano de treinamento ou contrate um treinador de corrida, e recrute um amigo para se juntar a você na busca do seu objetivo.

Dizer aos seus amigos e familiares que você vai treinar para sua primeira corrida de 5K, correr uma maratona enquanto arrecada dinheiro para uma causa em que acredita, treinar para sua primeira corrida de trilha de ultra distância, ou tentar um tempo qualificatório para a Maratona de Boston, irá responsabilizá-lo e ajudá-lo a alcançar esse objetivo. Diga ao mundo e poste suas intenções nas redes sociais, se isso for sua praia. Se seus objetivos são mais pessoais ou quiser mantê-los guardados, compartilhe suas intenções apenas com aqueles que podem fornecer apoio ao longo de sua jornada.

6. Compre um tênis de corrida novo

Sempre dizemos que a felicidade é um novo par de tênis de corrida. Um par fresco de tênis, de preferência testados em uma loja de corrida para garantir que se encaixem adequadamente em seus pés e correspondam à sua passada, pode colocar um inspirador salto no seu passo – literalmente e figurativamente. Seus pés (realmente seu corpo todo) se sentirão melhor, você correrá mais, e seu condicionamento físico melhorará como resultado. Além disso, você se lesionará menos, economizando angústia e dinheiro em consultas médicas.

Um bom par de tênis versáteis para o treino diário ou para trilhas pode custar um bom dinheiro, mas você pode ver esse custo como um investimento a longo prazo em sua saúde física, mental e emocional e bem-estar. Você pode encontrar preços mais baratos online, mas economizar alguns reais e acabar com um tênis mal ajustado é uma receita para lesões ou desânimo. Roupas que absorvem a umidade e se ajustam bem e confortavelmente (shorts, camisetas, sutiã esportivo, meias, boné) também podem ser catalisadores para uma corrida melhor, mas os tênis adequados são mais importantes.

7. Corra em trilhas

Se você sente que está preso em uma rotina de corrida, considere se voltar para as trilhas com mais frequência. Correr em trilhas não só te tira do congestionamento de ruas urbanas, calçadas e ciclovias, como também pode oferecer uma mudança sensorial ao se imergir em um ambiente natural. Vá para as trilhas e ignore seu relógio gritando seu ritmo e distância – correr em trilhas é sobre se adaptar aos desafios do terreno em constante mudança e abraçar a notável sensação de liberdade e aventura que vem a cada curva.

Correr em trilhas não precisa significar correr em cumes de montanhas altas ou percorrer distâncias extremamente longas. Existem ótimas trilhas que oferecem fugas rápidas para experiências de corrida totalmente diferentes.

8. Corra com mais frequência (talvez)

Se você está correndo alguns quilômetros algumas vezes por semana, pode estar preso em uma rotina contínua de nunca sentir que está melhorando. Correr requer consistência – para construir uma base de condicionamento cardiovascular, aumentar sua resistência e correr mais rápido – então, se você tem corrido com pouca frequência, tente correr mais frequentemente, mesmo que isso signifique adicionar algumas corridas de 30 minutos durante sua rotina semanal. Consistência – não se esgotar em uma única corrida ou não tirar uma semana de folga – é a coisa mais instrumental que você pode fazer para ficar mais rápido.

Chegar ao ponto onde você pode correr por uma hora ou mais irá melhorar muito seu condicionamento aeróbico e, ao longo de algumas semanas, você começará a ver ganhos positivos em sua corrida. Esses pequenos sucessos podem se tornar auto-perpetuantes e levar ao que pode parecer uma melhoria exponencial em apenas alguns meses. Adicione alguns passos de 20 a 30 segundos algumas vezes por semana, e antes que você perceba estará mantendo ritmos mais rápidos com menos esforço.