Destinos para você curtir a natureza com o seu esporte durante o inverno
Por Redação
O verão já foi embora e é a hora de planejar as férias de inverno. Reunimos dez destinos no Brasil para você não deixar de mexer o corpo durante as baixas temperaturas e ainda assim curtir um clima bem friozinho. Confira:
Barra do Piraí (RJ)
Barra do Piraí é uma boa opção para quem está perto do Rio de Janeiro, são apenas 120 quilômetros de distância. A cidade fica numa antiga região do ciclo do café com diversos casarões, fazendas, senzalas e muita história. Em meio à Mata Atlântica, a cidade oferece diversas trilhas para trekking e bike para todos os níveis de condicionamento. São percursos de 25 minutos a até uma hora e meia de duração. A Fazenda Ponte Alta transformou sua antiga senzala numa pousada que mantém as características do século 19 e se torna uma boa pedida para tomar um belo café e ficar de barriga pra cima.
Teresópolis (RJ)
Teresópolis abriga a sede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. A região é cercada de mata e por picos como o Dedo de Deus e a Pedra do Sino. Além de ser repleta de cachoeiras e fontes de água mineral, oferece diversas opções de trekking e escalada. A travessia Teresópolis-Petrópolis é uma das trilhas mais bacanas do Brasil e tem 42 quilômetros. Para descansar com todo conforto depois dessa empreitada, hospede-se no hotel Village Lê Canton (estrada Teresópolis-Friburgo, Km 12, Vargem Grande, tel.: 3613-9500) que fica num vale entre as montanhas da Serra do Mar e possuí suítes climatizadas.
Serra da Bocaina (RJ/SP)
Para interagir com a natureza do Parque Nacional da Serra da Bocaina, em Areias, no Rio de Janeiro, um trekking bacana até a Cachoeira dos Veados é a pedida. Prepare o calçado e a mochila com muita água e comida, pois leva o dia inteiro num percurso bem acidentado pela Mata Atlântica. Para descansar o corpo, confira o conforto do Refúgio Ecológico Vale dos Veados, que fica no alto da serra. Mais informações pelo site Hotéis da Bocaina.
Santo Antônio do Pinhal (SP)
A cidade fica na Serra da Mantiqueira e é uma opção para quem não curte a multidão que invade Campos do Jordão no inverno. Se você não liga muito pro frio, um voo de asa delta saindo do Pico Agudo é um ótimo pedido para olhar o Vale do Paraíba lá do alto. Se não, Santo Antônio do Pinhal tem inúmeras trilhas de mountain bike. Na estação Eugene Lefreve você pode pegar um trem todo estiloso até Campos do Jordão. A boa pedida para relaxar são os chalés da Quinta dos Pinhais, onde você tem um belo visual da Pedra do Baú.
Santana de Parnaíba (SP)
Muito próxima a São Paulo, Santana de Paranaíba é uma ótima opção para uma escapada rápida do caos urbano. A cidade tem um centro que funciona como palco para eventos culturais e turísticos, e guarda importantes imóveis do período colonial. É dela que parte o Caminho do Sol, um roteiro que pode ser feito de bike ou trekking, de 240 quilômetros, percorrendo 12 cidades do interior, até chegar a Água de São Pedro.
Entre Santana de Parnaíba e Aldeia da Serra, você pode percorrer estradas de asfalto e terra com variações de altitude e terreno perfeitos para um treino de fim de semana. Depois do pedal, reabasteça as energias no restaurante Bartolomeu (praça 14 de novembro, 101), instalado em um casarão datado de 1905, com vista para a Praça Matriz. Durante o inverno aproveite o as sopas e caldos.
Paranapiacaba (SP)
“Lugar de onde se vê o mar”. Esse é o significado em tupi guarani do nome dessa vila fundada ainda no século 19. A neblina típica do inverno, a ferrovia que compõe a paisagem e a arquitetura inglesa dão um charme e ar londrino ao local que está a apenas 60 quilômetros da capital paulista. Cercada pela Mata Atlântica, Paranapiacaba possui inúmeras trilhas com nascentes, cachoeiras e mirantes, e níveis variados de dificuldade. A mais longa delas leva à base da Serra do Mar em Cubatão.
As estradinhas de terra ao redor são uma ótima opção para um pedal de nível médio. Depois do treino, aproveite a sossego local. A tradicional Hospedaria Os Memorialistas (av. Fox, 525, Parte Baixa, Vila Martim Smith, tel.: 11 3368-0111), construída pelos ingleses e tombada pelo Patrimônio Histórico, não possui banheiros nos quartos, mas conta com uma excelente comida caseira preparada pela proprietária Zélia.
- 5 aventuras que vão tirar o seu fôlego nas próximas férias
- 6 destinos para quem quer temperaturas negativas
Gonçalves (MG)
No alto da Serra da Mantiqueira, Gonçalves, entre as conhecidas cidades de Campos do Jordão e Monte Verde, em São Paulo. A cidade dá a opção de explorar diversas trilhas e cachoeiras, à pé ou de bicicleta. Para descansar e se proteger do friozinho da montanha, a Pousada Serra Vista oferece chalés confortáveis e estilosos com lareira, varanda com rede, hidromassagem e uma caminha quentinha. Para aquecer ainda mais, passe no Bar do Marcelo para degustar as mais famosas cachaças do Brasil.
Rio dos Cedros (SC)
Incrustada no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, Rio dos Cedros é conhecida pelo grande número de lagos. Correr ou pedalar em torno do Lago Rio Bonito, com 9 quilômetros de extensão, ou do Lago do Pinhal, com 14 quilômetros, é um bom treininho. Em Timbó, cidade vizinha, o Morro Azul (Parque Ecológico Freymund Germer) é procurado por praticantes de vôo livre. Para relaxar, comer muito bem e recuperar as energias, o Parador da Montanha oferece um ambiente acolhedor e uma cozinha especial para seus hóspedes.
Serra do Rio do Rastro (SC)
A serra do Rio do Rastro é uma das serras de Santa Catarina, localizada no sul do estado. As curvas da estrada são literalmente “cotovelos” e é importante ficar muito atento na direção e, também, na bela paisagem. A grande atração na região é o Parque Nacional São Joaquim, que oferece atrações como o Morro da Igreja, com 1.822 metros. O acesso para a parte alta do parque se faz pelos municípios de Urubici e Bom Jardim da Serra. Para curtir o friozinho, opte pelo Rio do Rastro Eco Resort que tem chalés com jacuzzis aquecidas na varanda e ainda fica à beira do Lago do Céu, que rende uma boa corridinha ao seu redor.
Cambará do Sul (RS)
Fora do eixo Gramado-Canela fica a cidade de Cambará do Sul-RS, uma alternativa mais simples, porém menos badalada. Fica perto dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral, conhecidos pelos cânions. Além dos famosos Itaimbezinho e Fortaleza, faça um trekking de 7 quilômetros até o Malacara. A entrada do trekking começa na entrada de Aparados da Serra. Para curtir o sossego dos sossegos, o Parador Casa da Montanha tem cabanas que oferecem isolamento térmico pra você não sofrer muito com o frio.