Conheça Snowdonia, o paraíso outdoor ao norte do País de Gales

Parceria de conteúdo sustentável com o site VisitBritain

visit britain snowdonia
Snowdon/ Imagem: Dan Struthers/ Visit Britain

O País de Gales é pequeno de tamanho, mas gigante para quem procura aventura e belas paisagens. A oeste da Inglaterra, ele tem cerca de 250 km de comprimento e 90 km de largura, com alta concentração de paisagens variadas. De quebra, é muito fácil chegar lá: saindo de Londres, não se leva mais do que 2 horas viajando de trem. E a principal atração outdoor deste território certamente é Snowdonia.

+ Explore as trilhas da magnífica English Coast Path em Cornwall, Inglaterra
+ Descubra aventuras ao longo da North Coast 500, na Escócia
+ Encontre aventura em Londres, a primeira cidade-parque nacional do mundo

O parque abriga o maciço de Snowdon, com o pico mais alto do País de Gales e da Inglaterra: 914 metros de altitude. Situado na costa oeste do país, o parque tem cerca de 2,1 mil quilômetros quadrados, sendo o parque nacional com maior linha costeira do mundo. Vales profundos e picos escarpados fazem de Snowdonia uma imensidão de terra, mar e ar. O bônus? A acessibilidade: os trens da BritRail chegam em quase todos os cantos e oferecem um passe de preço fixo.

Betws-y-Coed e Floresta de Gwydyr

A base para explorar o parque é o pitoresco vilarejo de Betws-y-Coed (pronuncia-se bet-ãs-i-koyd), com suas marcantes casinhas de pedra e muitas opções de hospedagem e restaurantes. Antes de correr para a montanha, prepare-se aquecendo as pernas no amplo leque de opções de trilhas que partem da cidadezinha (uma mais linda do que a outra), quase todas curtas e de intensidades leve a moderada, espalhando-se pela Floresta de Gwydyr, que rodeia a cidade.

As trilhas são totalmente sinalizadas, mas é possível também baixar os mapas em PDF. Passando pelas colinas ao redor de Betws-y-coed, algumas podem ter subidas de tirar o fôlego – seja pela inclinação seja pelas maravilhosas vistas dos lagos.

Explore as minas abandonadas de Snowdonia 

Embora Snowdonia seja conhecida pelo pico mais alto de Gales, a aventura abaixo do nível do solo também está garantida. E não estamos falando de cavernas: as minas abandonadas de Snowdonia são uma aventura extremamente interessante. Três roteiros guiados oferecem múltiplas possibilidades, com todo equipamento de segurança exigido incluso. As opções de passeios são de 5 a 7 horas e incluem escadas, travessias entre salões e túneis subterrâneos, rapel, tirolesa, trechos percorridos de bote e mergulho dentro das cavernas.

A única iluminação será a da sua lanterna de cabeça, mas com a orientação e cuidados do guia que conduz os visitantes pelo emaranhado de galerias subterrâneas tudo fica natural.   De quebra, você vai ouvir muitas histórias sobre as minas. A experiência é cheia de estímulos e emoção, embora ainda seja uma aventura mais tranquila do que a exploração de cavernas, já que não é preciso se espremer em passagens estreitas e passar por espaços claustrofóbicos. Atenção: é preciso agendar sua Underground Adventure Trip com antecedência pelo site de Go Below.

Surfe no Adventure Park

Uma das experiências mais legais que se pode levar na área é a imersão no Adventure Parc Snowdonia, conhecido principalmente pela piscina com ondas artificiais que garante surf em todos os níveis, o ano todo. Para iniciantes ou surfistas de nível avançado, o parque oferece aulas para pessoas a partir dos 5 anos de idade. As ondas consistentes e perfeitas rolam a cada 90 segundos, criando um ambiente controlado para aprender e evoluir rápido e com segurança. Dá para alugar todo o equipamento lá, de prancha a wetsuit, e também escolher as aulas de stand-up paddleboard (SUP). Se você já tem experiência neste tipo de ambiente, pode só chegar e surfar, sem as aulas.

Além da piscina, o parque ainda tem um menu completíssimo de aventura indoor e outdoor, com escalada, trilha suspensa com obstáculos, e aventuras ao ar livre, como natação em águas abertas, tirolesa e pump-track. Para deixar as férias ainda mais inesquecíveis, não deixe de acrescentar algumas noites de glamping. As cabanas de madeira do parque, no meio da natureza do Vale de Conwy são um jeito intimista de acampar e mergulhar no verde sem abrir mão de praticidade e de pequenos luxos providenciais, como tomadas e banheiros compartilhados, com banho quente. 

Astrofotografia privilegiada

O parque natural de Snowdonia National Park é a segunda área de Wales reconhecida oficialmente como Reserva Internacional de Céu Escuro. Existem apenas 12 dessas reservas mágicas no mundo. Em uma noite estrelada, você consegue ver o manto da Via Láctea no céu de uma maneira impressionante: é possível identificar as principais constelações visíveis do hemisfério Norte, nebulosas – nuvens brilhantes de gás e poeira estelar e estrelas cadentes. A melhor época para este espetáculo é entre setembro e março.

Snowdonia. Imagem: Visit Britan

Com o avanço das cidades para as áreas naturais, céus escuros como o de Snowdonia são uma verdadeira pedra preciosa, e por isso têm merecido o esforço intenso de conservação de toda a comunidade. Há cinco pontos sugeridos de observação das estrelas: Llyn y Dywarchen, Llyn Geirionnydd, Llynnau Cregennen, Tŷ Cipar e Bwlch y Groes, todos com estacionamento e variados graus de infraestrutura, sempre bastante rústicos, para manter os níveis de luminosidade noturna baixos.

Mesmo que você não seja um fotógrafo amador, a experiência de registrar o céu será inesquecível. A astrofotógrafa Alyn Wallace dá dicas para usar apenas seu celular e um pequeno tripé na hora de capturar a foto perfeita das estrelas no céu escuro de Gales. “É surpreendente o que os smartphones modernos podem fazer atualmente. E muitos deles vêm com um modo noturno, que permite tirar uma foto de longa exposição. Seu telefone irá coletar luz por 10, talvez 20 segundos”, diz a fotógrafa.

Dá para conciliar a observação do céu estrelado a muitas atividades noturnas, como acampar, fazer mountain bike, trilhas a pé e uma das mais peculiares: observar a vida noturna dos texugos, quando eles saem das tocas para se alimentar e socializar.

Caminho de Glyndwr

Se você não abre mão da mochila nas costas, a Glyndwr’s Way, ou Caminho de Glyndwr, é para você. A trilha de 217 km entrega vistas espetaculares, desde as colinas de Radnorshire, à represa de Clywedog e Pumlumon, o ponto mais alto das Montanhas Cambrianas no País de Gales. O ponto mais alto da caminhada propriamente dita, contudo, é Foel Fadian, a 510 m, que num dia de céu aberto permite ver até o litoral, na baía de Cardigan.

Snowdonia
Snowdon. Imagem: Dan Struthers/ Visit Britain

A trilha costuma ser feita em 9 dias e atravessa a paisagem agrícola galesa, e cerca de 60% dela pode ser feita pedalando em mountain bikes, em cenários entre remotos e idílicos. Se não houver tempo para fazer a trilha inteira, experimente trechos mais curtos, de meio dia e de um dia inteiro, disponíveis no site do National Trails, repleto de sugestões de itinerário a partir da trilha. Por ser uma trilha nacional, o Caminho de Glyndwr está todo sinalizado, com indicações adicionais sobre a passagem de veículos, cavalos, bicicletas ou pedestres.

Caiaque em Snowdonia

Para explorar o belíssimo litoral de 320 km de costa de Gales, Snowdonia oferece ainda passeios e travessias de caiaque em paisagens maravilhosas que acolhem a todos. Há desde águas brancas para caiaquistas mais experientes, até a possibilidade de explorar os canais esculpidos desde a Era do Gelo.

Os instrutores experientes da agência Snowdonia Watersports ajudam a decidir o roteiro, que pode ser no tranquilo lago de Llyn Padarn, ou nas corredeiras mais bravas, como Afon Conwy, Afon Glaslyn e Afon Llugwy, a depender gosto do caiaquista. O Tryweryn National Whitewater Centre, perto de Bala, é um local para competições de nível mundial, com torrentes de água branca adequadas para iniciantes e experientes durante todo o ano.

Quer ver mais detalhes sobre as aventuras de Snowdonia e muito mais? Acesse o site VisitBritain.com ou os perfis @LoveGreatBritain.Br no Facebook e Instagram.