Encontre aventura em Londres, a primeira cidade-parque nacional do mundo

Parceria de conteúdo sustentável com o site VisitBritain

Richmond Park é um verdadeiro convite à natureza selvagem e aos esportes outdoor. Foto: Divulgação / Visit London.

Já imaginou estar em um dos maiores centros urbanos do mundo e mesmo assim encontrar diferentes opções de atividades outdoor em contato com a natureza? Isso é possível em Londres, a vibrante capital do Reino Unido que investiu pesado em ecoaventura e atualmente conta com 49% do seu território formado por áreas verdes.

+ Grã-Bretanha: turismo sustentável
+ Os países mais felizes do mundo são os que buscam sustentabilidade
+ 25 bairros para conhecer em Londres

Em 2019, a cidade britânica lançou-se como a primeira “National Park City” (cidade-parque nacional) do mundo, com o objetivo de tornar a rotina mais verde, saudável e selvagem para seus habitantes e turistas. O compromisso se cumpre através de atividades, eventos, capacitação, programas de conscientização e estratégias de consumo responsável.

Quem visita o local – e valoriza o contato com a natureza – já sentiu na pele essa mudança. Em Londres não é preciso andar mais do que 15 minutos em qualquer direção para encontrar um parque ou pelo menos um agradável jardim, onde os ingleses costumam passar boa parte do tempo.

Esse verdadeiro “oásis de sustentabilidade” ainda abriga 14 mil espécies de vida selvagem, 142 reservas naturais locais e 1.400 importantes sítios para a conservação da natureza, além de ser composta por 3.000 parques, 1.000 km de caminhos sinalizados e 850 km de canais, rios e riachos.

Com o título de cidade-parque, uma carta de sete pontos escrita pela instituição beneficente National Park City Foundation (NPCF) foi adotada pelas autoridades municipais. Ela busca estimular os cidadãos a construir um relacionamento melhor com os espaços verdes e a vida selvagem urbana de Londres. A carta também orienta o planejamento urbano, pois compartilha a visão do prefeito Sadiq Khan de “tornar 50% de Londres fisicamente verde até 2050”.

E, com tanta natureza ao redor, as oportunidades para uma aventura urbana se multiplicam. De uma pedalada pelo Thames Path, passando por um mergulho em Brockwell Lido ou uma corrida pela exuberante Trafalgar Square, Londres tem programas outdoor para todos os gostos. Em parceria com o site VisitBritain, o orgão oficial de turismo do governo britânico, separamos abaixo algumas opções para tornar a sua viagem ainda mais fascinante.

Greenwich Park, um dos maiores espaços verdes da capital britânica. Foto: Divulgação / Visit London.

1# Alugue uma bike

Se você gosta de manter o preparo físico em dia, saiba que as bicicletas são um meio de transporte extremamente popular em Londres. A cidade conta com uma grande malha de ciclovias, é bem sinalizada e possui passeios atrativos para as magrelas. Muitos deles estão no site London Bicycle, onde é possível encontrar a sua bike para explorar os pontos turísticos da metrópole.

Também é possível alugar uma das 11.500 bicicletas Santander (também conhecidas como Boris Bikes) estacionadas em mais de 750 estações em Londres. Uma das rotas mais interessantes para explorar é a Thames Path, o Caminho do Tâmisa, incluindo o trecho de quase dez quilômetros do Battersea Park to Tower Bridge. O trajeto praticamente sem trânsito permite que você visite alguns dos principais marcos históricos da cidade, como a Torre de Londres, Casas do Parlamento e a St. Paul’s Cathedral.

Correr pelas margens dos canais da cidade faz parte do estilo de vida do londrino. Foto: Divulgação / Antoine Buchet.

2# Leve seus tênis de corrida

Se as bikes estão tomando as ruas e reinventando o estilo de vida dos londrinos, os corredores também têm cada vez mais espaço na capital britânica. Literalmente. Recentemente, a prefeitura decidiu ampliar as calçadas e acabar com vagas de carro em muitas partes da cidade. Sites como o City Jogging Tours oferecem passeios guiados de corrida em Londres, para indivíduos ou grupos.

De acordo com a agência especializada, há vários roteiros imperdíveis na cidade. Um deles é o “Iconic London”, de 10K, que começa sob o Monumento de Nelson, na Trafalgar Square, uma das praças mais icônicas de Londres, e segue caminho por alguns dos principais pontos turísticos da capital. Também é possível fazer trajetos menores, de 5K, ou até de 35K para os mais atirados.

Canais de Londres. Foto: Divulgação / Visit Britain.
O famoso Hyde Park. Foto: Divulgação / Visit Britain.
Regent’s Canal King’s Cross. Foto: Divulgação / Antoine Buchet.

3# Reme ao longo dos canais da cidade

Londres tem sempre um passeio sob medida para os aventureiros de plantão. Para quem gosta de estar em contato com a água, a remada de caiaque pelo Rio Tâmisa – ou por algum dos outros inúmeros canais, rios e riachos que compõem a cidade britânica – é um passeio imperdível. Agências como a London Kayak Tours são especializadas nestas travessias sob pontes e monumentos históricos que fazem parte da história do país. Com suas margens arborizadas, os canais londrinos também possuem o charme daquelas partes da cidade que são mais frequentadas por moradores do que por visitantes.

4# Dê um mergulho nas piscinas públicas

Entre os meses de junho e agosto, o verão eleva as temperaturas no Reino Unido. Por isso, as piscinas públicas de Londres são uma ótima opção para refrescar a cabeça. Por lá elas são conhecidas como “lidos”, onde os turistas são muito bem-vindos. Uma das queridinhas dos londrinos é a Brockwell Lido, localizada dentro do Brockwell Park e rodeada por uma construção de Art Decó. Para quem não é muito fã da arte e só quer pagar a cota de exercícios antes da visita aos pubs, é possível nadar pela colorida Tooting Bec Lido.

Londres vai muito além da “capital dos pubs”, com infinitas possibilidades para se conectar com a natureza. Foto: Divulgação / Visit London.

5# Acampe nos arredores de Londres

Londres pode não parecer o lugar certo para um bom acampamento, mas nos arredores da cidade é fácil encontrar lugares para passar à noite ao ar livre, rodeado pela vida selvagem e com o conforto que o conceito glamping proporciona. Existem diversas opções acessíveis perto da capital, que também são os lugares onde os londrinos costumam ir em busca daquela fuga rápida e prática do fim de semana, principalmente nos meses de verão.

6# Apimente a sua aventura com rafting, BMX e muito mais

Já vimos que Londres possui diversas opções de atividades outdoor e vai muito além da fama de “capital dos pubs”. Mas se você gosta daquela pitada extra de adrenalina, pode praticar esportes como rafting e BMX no Lee Valley Regional Park, uma extensa área verde de 40 km2 que atravessa a região nordeste de Londres. Por lá também é possível andar à cavalo, alugar bike, fazer piquenique e curtir todos os benefícios que a vida ao ar livre oferece.

Nos arredores de Londres também está o Richmond Park, um verdadeiro convite à natureza selvagem e o maior dos Royal Parks da capital britânica. Por lá vivem cerca de 650 veados em meio a árvores centenárias e muitas borboletas. De todos os parques, Richmond é o mais intocado, o mais preservado e um dos lugares favoritos dos londrinos que buscam a paz e a tranquilidade dentro de uma imensa área verde.

Quer saber mais sobre ecoaventuras urbanas em Londres? Então acesse o site VisitBritain.com ou os perfis @LoveGreatBritain.Br no Facebook e Instagram.

-Publicidade-