Se você tiver a sorte de frequentar ou morar no litoral, pode ser que você se pergunte se deveria pegar seus tênis de corrida. A resposta é sim! A areia compactada fornece uma superfície natural para correr, enquanto a areia profunda cria um treino muito difícil que trabalha músculos cruciais, estabilizadores e torna você mais forte em geral. Além disso, o oceano libera uma brisa fresca e cria um ambiente tranquilo para uma boa corrida na praia.
Leia mais:
+ As 10 praias mais populares do mundo no TikTok
+ Overtraining: aqui estão os sinais de que você está exagerando no treino
+ 5 mudanças que vão te ajudar a perder gordura
O lendário triatleta Scott Tinley — duas vezes campeão mundial de Ironman e banhista de longa data que é salva-vidas na praia Del Mar, no sul da Califórnia, há mais de 40 anos — oferece dicas sobre como tirar o máximo proveito de uma corrida na praia.
Seja flexível
“Assim como as trilhas e estradas mudam com as condições climáticas e os horários variados do dia, as condições da praia também mudam”, diz Tinley. “A areia muda com as marés, a temperatura e a quantidade de pessoas ao redor. Às vezes há uma tonelada de conchas; às vezes a areia é lisa. Toda essa variação mantém a corrida na praia interessante, mas também exige flexibilidade na sua corrida. Se você for para a praia com o plano de correr oito quilômetros na maré baixa e chegar lá e ver a orla super inclinada devido à maré alta, esteja disposto a mudar seu plano.”
Verifique a tábua de maré
Se você tiver a capacidade de correr a qualquer hora do dia, verifique a tábua de maré e tente correr quando a maré estiver mais baixa, o que lhe dará a superfície mais plana e elástica se você correr mais próximo da beira da água. Pesquise na internet: “maré na [praia em que você está]” e procure as horas do dia em que a maré estará mais baixa. A maré baixa acontece duas vezes por dia, ficando relativamente baixa por uma ou duas horas.
Corra na maré alta, mas por um curto período de tempo
Se a maré estiver alta, considere tirar os sapatos e fazer um treino de areia fofa. “Corra na areia fofa por talvez um quilômetro e meio sem sapatos”, diz Tinley, “e você fortalecerá todos os minúsculos músculos da parte inferior das pernas e dos pés”.
Use sapatos em corridas mais longas
“Muitas pessoas querem correr descalças na praia por quilômetros e mais quilômetros, mas dessa forma aumenta-se a chance de lesões”, aconselha Tinley. Use tênis decentes em corridas de qualquer distância significativa – “mais de um quilômetro”, diz ele – para se dar o suporte adequado.
Corra nas duas direções
Mesmo na maré mais baixa, a areia desce em direção à beira da água. O quanto ela inclina varia de acordo com a praia, a maré e outros fatores. Para tentar evitar que seus quadris fiquem desalinhados devido à inclinação, corra em ambas as direções. (Evite correr um caminho pela praia e retornar na calçada ou calçadão. Em vez disso, corra ida e volta.)
Dê um mergulho
Parte da beleza de correr perto do mar é aquele corpo gigante de água que pode refrescar você no final de uma corrida. Tire os sapatos e entre. “Mexa os pés se estiver em uma praia conhecida pelas arraias para assustá-las”, diz Tinley. A água fria pode ajudar os músculos a se recuperarem. E não só a corrida como o mergulho, podem mudar qualquer humor para melhor.