5 mudanças que vão te ajudar a perder gordura

perder gordura
Créditos: Yuriy Maksymiv/Shutterstock

Muitas mulheres que iniciam uma jornada de bem-estar têm o objetivo de “perder gordura” e assumem que a melhor abordagem é se exercitar mais e comer menos gordura – uma fórmula que parece lógica e intuitiva. Mas, na realidade, o processo é muito mais complexo e também depende muito das diferenças e necessidades individuais.

Leia mais:

+ Por que pedalar faz tão bem à saúde

+ 7 motivos para você não perder a etapa do Rocky Mountain Games em Juquitiba

+ Treinamento: as armadilhas da busca por performance

“Eliminar a gordura de sua dieta e se exercitar demais provavelmente funcionará contra seus objetivos”, explica Mahri Relin, personal trainer certificado pela NASM e fundador e criador da Body Conceptions . “E surge uma questão maior: a menos que você realmente precise reduzir a gordura por um motivo específico, existe uma maneira diferente de olhar para o exercício do que simplesmente reduzir a gordura? Poderíamos nos concentrar no que nossos corpos e mentes realmente querem e desenvolver um estilo de vida de boa forma e alimentação saudável que naturalmente leve a uma composição corporal mais saudável e a uma vida mais forte e feliz?”

Com a mania de emagrecimento que atingiu a indústria da dieta, muitas pessoas tentaram eliminar completamente a gordura de suas vidas – e muitas vezes a substituíram por alternativas insalubres e processadas. Agora estamos aprendendo que essa abordagem é prejudicial ao corpo. Por exemplo, “gorduras boas” – gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas – são cruciais para a função cerebral, proteção de órgãos, crescimento celular, absorção de nutrientes e controle do colesterol e da pressão arterial. Elas também fornecem energia ao seu corpo, o que é útil para se exercitar.

Por outro lado, “gorduras ruins” – ou seja, gorduras saturadas encontradas em muitos produtos lácteos de origem animal e com alto teor de gordura e também em alguns alimentos processados ​​– devem ser limitadas porque podem contribuir para o ganho de peso não saudável e o risco de doenças cardíacas. A chave, diz Relin, é incluir algum grau de gorduras saudáveis ​​em sua dieta (de preferência um pouco em cada refeição) e limitar a ingestão de gordura saturada a menos de 10% de sua dieta. Do ponto de vista do exercício, a tendência de fazer “mais” e trabalhar “mais” como uma abordagem para queimar gordura e perder peso também teve algumas consequências inesperadas.

“As pessoas que não estão acostumadas a se exercitar e que abordam um regime de exercícios com muita intensidade correm maior risco de lesões e também podem se queimar rapidamente”, diz Relin. “Além disso, altos níveis de cardio podem quebrar o tecido muscular e diminuir seu metabolismo em repouso (e também deixá-lo com mais fome e propenso a comer demais!), o que dificulta a perda de peso. Curiosamente, fazer muitos treinos com intensidade muito alta pode levar a níveis cronicamente altos de cortisol no corpo, o que leva a um aumento na gordura visceral destinada a proteger seus órgãos. Esse excesso de gordura abdominal e inflamação em todo o corpo pelo excesso de exercícios claramente prejudicam as metas de perda de peso e deixam nossos corpos precisando desesperadamente de descanso”.

É por isso que Relin acredita que a chave para impulsionar sua perda de gordura está em entender o que funciona melhor para você. O que você realmente gosta de fazer? E quais são algumas outras razões para se exercitar e comer bem, além de emagrecer?

“Descobrir que tipos de movimentos fazem você se sentir mais forte, mais feliz e mais energizado irá incentivá-lo a se exercitar com mais regularidade e torná-lo parte de seu estilo de vida”, diz ela. “É mais provável que você continue seguindo rotinas saudáveis ​​por mais tempo, em vez de ver a dieta ou o exercício como um fenômeno de tudo ou nada. E focar em resultados que não têm nada a ver com a imagem corporal tirará a vergonha e a culpa da equação. Em vez disso, você se concentrará em como esses hábitos podem realmente ajudá-lo a se sentir melhor, em vez de tentar alcançar uma forma que pode não ser natural para você.”

Perder peso não precisa ser uma jornada difícil – desde levantar pesos até contar seus passos, lembre-se dessas cinco mudanças fáceis de estilo de vida e comece a trabalhar em direção às suas metas de condicionamento físico hoje.

5 dicas simples de perda de gordura

1. Fibra + Proteína = Perda de Gordura

Esse emparelhamento ajuda a reduzir os desejos porque o mantém satisfeito por mais tempo, decompondo os alimentos em um ritmo mais lento em seu corpo.

“Além disso, certifique-se de incluir gorduras saudáveis ​​em suas refeições, juntamente com proteínas e alimentos que não causam um pico e queda de açúcar no sangue – como frutas, vegetais verdes e carboidratos complexos”, diz Relin. Antes que o dia termine, prepare um shake de proteína, cozinhe no vapor alguns vegetais verdes folhosos ou embale frutas secas para o lanche da tarde. Seja o que for, apenas faça questão de fazê-lo.

2. Conte seus passos

Não literalmente, é claro, mas usando um pedômetro, você pode registrar quantos passos você dá por dia. De acordo com o Cooper Institute for Aerobic Research, 10.000 passos por dia vão te ajudar a perder gordura e saúde cardiovascular. Algumas boas maneiras de adicionar à sua contagem? Suba as escadas, estacione mais longe quando for fazer compras e caminhe com um amigo na hora do almoço.

“Considere tocar a música que você ama que faz você querer se mexer mais”, acrescenta Relin. “Antes que você perceba, você pode se encontrar dançando pelo seu quarto, ou pode até estar motivado para correr.”

3. Encontre-se com um nutricionista

Você deve comer seis pequenas refeições por dia? Ou fazer jejum intermitente e comer apenas duas vezes? É difícil saber porque seu corpo é diferente de todos os outros.

“Recomendo procurar o conselho de um nutricionista, mesmo que seja apenas para uma visita, especializado em criar planos individualizados”, diz Relin. “Esta pessoa irá ajudá-lo a descobrir a melhor maneira de seu corpo processar e metabolizar os alimentos, incluindo o horário e a composição de suas refeições. Você também deve levar em consideração o tempo de seu exercício.”

4. Durma mais

OK, pare no circuito de talk-shows noturnos esta noite e vá para o saco! Estudos revelam que dois hormônios são responsáveis ​​pela sua necessidade de se alimentar: a grelina e a leptina. A grelina diz ao seu corpo que está com fome, enquanto a leptina diz ao seu corpo que está cheio. Quando você não dorme, a grelina prospera e seu apetite também, então hoje à noite certifique-se de obter suas vitaminas “zzz”. Mas isso não é tudo que o sono faz.

“O sono ajuda a regenerar o cérebro e todas as funções do corpo”, explica Relin. “Muitos de nós não percebem que um bom sono é crucial para manter o equilíbrio hormonal saudável (incluindo ajudar a controlar os níveis de cortisol) e para ajudar os músculos a funcionarem e se repararem adequadamente.”

5. Levantar peso

Quanto mais saudáveis ​​forem seus músculos, mais eles ajudarão no seu confronto contra a gordura. O treinamento com pesos aumenta seu metabolismo e isso, por sua vez, derreterá a gordura e manterá seu corpo incinerado o dia todo.

“O treinamento de força também libera endorfinas, o que lhe dá uma sensação de euforia que o leva de volta à sala de exercícios”, diz Relin. “Esse tipo de trabalho também aumenta a força e previne lesões, ambos cruciais para alcançar o corpo, a confiança e a longevidade que todos desejamos.”







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo