Dicas para encarar a Trilha Inca, o famoso trekking do Peru

Por Redação Outside USA

Graças aos 43 quilômetros da Trilha Inca, hoje quem deseja chegar a Machu Picchu a pé não passa pelos perrengues e perigos que explorador Hiram Bingham enfrentou quando encontrou as magníficas ruínas em 1911.

A Trilha Inca passa por vários locais religiosos e arqueológicos a caminho de Machu Picchu. Apesar do caminho hoje ser mais estruturado, não quer dizer que seja fácil. Aqueles que querem encarar esta jornada monumental devem levar quatro dias para completar. Portanto, é necessária uma preparação cuidadosa.

A Gap Adventures é líder mundial em viagens de aventura e oferece uma variedade de pacotes da Trilha Inca.

Aqui está o guia deles sobre a melhor forma de se preparar para essa incrível viagem:

Reserve um ingresso

Antes mesmo de considerar seguir os passos de Hiram Bingham, você precisará garantir um ingresso. Isso deve ser reservado com bastante antecedência (6 meses).

Você também pode reservar através de uma agência de turismo que garantirá que esses detalhes sejam organizados em seu nome. Apenas 500 pessoas são permitidas na trilha por dia e os lugares ficam lotados rapidamente.

Contrate um guia

Das 500 pessoas na trilha, apenas 200 são turistas. Os outros são carregadores, cozinheiros e guias. A área ao longo da trilha e ao redor de Machu Picchu é protegida pelo estado peruano, portanto os trilheiros devem estar acompanhados por um guia em todos os momentos.

Se você fizer a reserva através de um operador turístico, eles poderão organizar tudo para você. Carregadores podem parecer um luxo, mas quando você está em alta altitude e em áreas íngremes, você ficará aliviado por ter alguém que está acostumado a levar sua barraca e equipamentos de dormir.

Se prepare fisicamente

A Trilha Inca leva os visitantes através de vias de montanhas íngremes, por isso, a viagem pode ser um desafio. Não é recomendado para aqueles com um menor nível de aptidão.

A fim de preparar o seu corpo para as exigências físicas do trekking, é aconselhável fazer caminhadas regulares e subir escadas, a fim de condicionar a parte inferior do corpo para a longa trilha. O melhor treinamento para a Trilha Inca é carregar uma mochila pesada para cima e para baixo.

Aclimatize-se à altitude

Certifique-se de ter tempo para se acostumar à alta altitude antes de partir para a Trilha Inca – o mal de altitude pode ser cansativo e provavelmente vai atrasá-lo na jornada fisicamente exigente.

Passar alguns dias em Cusco antes do trekking deve dar ao seu corpo tempo para se acostumar e impedir que você sinta falta de ar ou tontura durante a caminhada.

Equipamentos

O kit certo significa um trekking feliz, saudável e seguro, portanto, certifique-se de embalar tudo o que for necessário sem sobrecarregar a si mesmo.

Muitos itens podem ser comprados em Cusco se você não os tiver já. Se você optou por fazer a trilha com uma empresa de turismo, eles devem ter os itens maiores que você precisa, como uma barraca e alimentos.

Para seu uso pessoal, certifique-se de levar os seguintes itens:

  1. Uma mochila – cerca de 65 litros
  2. Botas de trekking confortáveis ​​com boa sustentação do tornozelo
  3. Um saco de dormir
  4. Roupas quentes e frescas, para todas as eventualidades climáticas
  5. Um casaco impermeável e calças
  6. Protetor solar
  7. Artigos de higiene pessoal
  8. Uma lanterna
  9. Um kit básico de primeiros socorros
  10. Repelente de insetos
  11. Um chapéu
  12. Uma garrafa de água
  13. Uma doleira para passaporte e dinheiro
  14. Sua câmera

Prepare-se para acorde beeeeem cedo

Como você estará caminhando durante a maior parte do dia, será necessário madrugar. Pode ser tentador ficar acordado até tarde todas as noites com seu grupo, mas é importante que você durma o suficiente para que esteja apto para continuar o trekking no dia seguinte.

Levantar cedo no último dia, por exemplo, significa que você pode chegar a Porta do Sol (Intipunku), que oferece vistas deslumbrantes sobre Machu Picchu, a tempo de ver o sol nascendo sobre as montanhas e através do portão.

MAIS INFORMAÇÕES

Gap Adventures é especializada em viagens de aventura e oferece uma variedade de pacotes de Trilha Inca que incorporam o tempo de aclimatação, visitas a mercados locais e o Vale Sagrado nas proximidades, com uma Trilha Inca de quatro dias. Para mais informações, visite a página de tours no Peru.