Como incluir alimentos saudáveis na sua rotina

Por Bianca Vilela

Foto: Shutterstock.

O cansaço e a rotina pesada mudaram a vibe de muita gente que parece estar convencida de que viver arrastando corrente é algo normal. Por isso, para este bate-papo convidei a nutricionista Fernanda Frare Zanetti a fim de quebrar alguns mitos e trazer luz ao fim do túnel.

“Estou exausto, não consigo adequar esses novos hábitos à minha rotina e já tenho tanta coisa para fazer… Também não tenho horário para treinar, por isso não consigo organizar minha alimentação”. Alguém se identifica? Segundo Fernanda, são dizeres que ela escuta com muita frequência.

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“Essa é uma questão frequente no meu atendimento em consultório, mas faço sempre a mesma provocação: será que esse cansaço, essa exaustão, não se devem justamente pela falta de bons hábitos?”, reforça a nutricionista, que também é consultora em gastronomia e negócios de alimentação.

Fernanda relata que os pacientes que aceitam o desafio de dormir melhor, praticar alguma atividade física e, obviamente, melhorar a alimentação, voltam retornam à consulta dizendo que (bingo!) os bons hábitos trouxeram muito mais disposição, de forma que a vida ficou mais fácil e leve. O cansaço foi embora! Uma maravilha, não é?

“Por isso, por mais difícil que possa parecer, é importante considerar essa mudança de hábitos se quisermos melhorar nosso humor e disposição. Uma alimentação saudável tem impactos positivos na saúde mental. Já é sabido pelo meio científico que incluir frutas, verduras e fibras na dieta provocam melhoria significativa do estado emocional, ao contrário do que se vê em indivíduos mais resistentes às mudanças, os quais mantém uma dieta cheia de açucares e ultraprocessados”, conta a especialista.

Dica: “Segue uma listinha de alimentos bacanas para introduzir na alimentação e melhorar o humor e disposição: peixes, frutos do mar, alimentos fermentados, verduras, castanhas e nozes e veja que maravilha, um pouco de chocolate! Mas tem que ser amargo. Além disso não abra mão dos temperos, como cúrcuma, canela, pimenta preta, alecrim, sálvia e gengibre também deixam a gente mais feliz. Mas não podemos esquecer – a constância faz toda a diferença!”, aponta a expert.

Precisamos de mais atenção com a nossa saúde. Não deixe a peteca cair! Bora melhorar esta vibe para conquistar uma vida mais tranquila.

BIANCA VILELA é autora do livro Respire, mestre em fisiologia do exercício pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), palestrante e produtora de conteúdo. Desenvolve programas de saúde in company em grandes empresas por todo o país há mais de 15 anos. Na Go Outside fala sobre saúde no trabalho, produtividade e mudança de hábitos. Instagram: @biancavilelaoficial.

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