COB aumenta alerta no Japão, após funcionários de hotel testarem positivo para Covid-19

Mais Lidas

O time de judô, que já possui sete atletas em Hamamatsu, uma das bases de treinos do COB no Japão para as Olimpíadas, está hospedado em um hotel em que cinco funcionários testaram positivo para o coronavírus. Ao que foi confirmado, os funcionários haviam se infectado antes dos atletas brasileiros chegarem até o local, mas já foram devidamente afastados.

+ Vila Olímpica de Tóquio é inaugurada

+ Tóquio entra em novo estado de emergência as vésperas das Olimpíadas

+ Jordy Smith não participará das olimpíadas de Tóquio

Durante uma coletiva virtual que ocorreu na noite desta terça-feira (horário de Tóquio), a coordenadora médica do COB, Ana Carolina Corte, esclareceu o ocorrido:

“Essa comunicação veio do hotel. Foram cinco pessoas antes da chegada de qualquer membro da nossa delegação e, naquele momento, esses cinco já foram isolados, assim como quem estava próximo a eles. Todas as orientações e medidas do hotel nos deram segurança para manter a equipe ali. Isso tornou nosso protocolo mais rigoroso ainda, mas mantivemos nosso plano inicial”.

O diretor do COB, Jorge Bichara explicou que os cinco resultados de infecção dos funcionários surgiram antes dos atletas brasileiros chegarem ao Japão.

“Antes da chegada da equipe, em uma área que não teve contato com nossos atletas, tivemos esses casos. Estamos em contato constante com a prefeitura e com a equipe e estamos seguros que o ambiente está controlado. O risco sempre vai existir, mas os riscos maiores não estão perto da nossa equipe”, esclareceu.

O caso serviu para que o COB aumentasse ainda mais os alertas para que os atletas se protejam durante a estadia no país.

“Pedimos para que evite o máximo de interação com os funcionários dos hotéis, evitem o contato com a delegação. Estamos monitorando, todos os funcionários fazem testes diários e entendemos que a situação está segura”, disse ele.

De acordo com o protocolo do COI e do Governo japonês, os atletas que testarem positivo para Covid-19 no primeiro teste, realizado através da saliva, na sequência será refeito o teste PCR de saliva e, se o resultado positivo persistir, será feito um PCR de nariz e laringe. Se tudo der positivo, a pessoa será isolada e será investigado os últimos contatos feitos pela pessoa, podendo isolar também algum dos companheiros.

O judô brasileiro marcará presença nas Olimpíadas com 13 atletas, sete homens e seis mulheres, mas a delegação não está toda no Japão. Nos próximos dias, o restante do time chegará à Tóquio.







Últimas Notícias