Ciclista queniano morre em acidente durante corrida de gravel em Vermont

Foto: reprodução instagram @masakacyclingclub

O ciclista queniano Sule Kangangi morreu após um acidente enquanto competia em uma corrida de gravel em Vermont, no domingo (28). Nascido em Eldoret, no Quênia, o piloto tinha 33 anos e estava em alta velocidade no momento da tragédia.

Kangangi era membro do recém-formado Team Amani, um esquadrão de pilotos off-road do Quênia, Uganda e Ruanda. Ele era o capitão da equipe e trazia consigo uma rica experiência de corrida na estrada.

De 2016 a 2020, Kangangi correu pela pro conti team Bike Aid. Em 2017, ele foi terceiro geral no Tour du Ruanda.

No entanto, Kangangi encontrou uma nova vida em sua carreira de ciclista com o advento da Migration Gravel Race, uma corrida por etapas de quatro dias que estreou no Quênia em 2021. A corrida trouxe talentos internacionais, como Ian Boswell e Laurens ten Dam, para competir com aspirantes a profissionais da África Oriental na prova de gravel Maasai Mara do Quênia.

+ Na casa dos campeões: os treinos de Daniel Nascimento no Quênia

Kangangi terminou em segundo lugar geral na corrida inaugural. Em junho, ele venceu o Evolution Gravel, a segunda etapa da corrida do Projeto Amani a estrear na África Oriental.

Além de promover sua própria carreira como profissional de gravel, Kangangi se dedicou ao crescimento do esporte no Quênia. Ele liderou a Migration Gravel Series, organizando eventos e clínicas escolares em Nairobi e arredores.

+ Como treinar para uma prova de gravel em 10 dias

Kangangi viajou recentemente para os EUA com os companheiros de equipe Jordan Schleck e John Kariuki para competir no Leadville Trail 100, SBT GRVL, Gravel Worlds e Vermont Overland.

“Vermont Overland está com o coração partido pela trágica morte de Suleiman “Sule” Kangangi durante The Overland ontem”, disse Ansel Dickey, proprietário da corrida. “Ele era um amigo gentil e um atleta inspirador e heróico para seus companheiros de equipe e para a comunidade de ciclismo de gravel em geral. Estendemos nossas mais profundas condolências à sua família, seus amigos, Team Amani e ao povo do Quênia que está de luto por sua perda hoje”.

Toda a equipe da Go Outside presta condolências aos amigos e familiares de Sule. Uma página no GoFundMe foi criada para apoiá-los.