O Comitê Olímpico do Brasil (COB) informou que a delegação brasileira que segue rumo aos Jogos Olímpicos de Tóquio terá entre 250 e 300 atletas. No total, estão confirmadas 232 vagas, obtidas em classificatórias realizadas quase dois anos atrás – já que a edição da competição deveria ter sido realizada em 2020, mas foi adiada por conta da pandemia.
- Cancelamento das Olimpíadas está fora de cogitação, diz COI
-
Olimpíadas de Tóquio: Primeiros atletas embarcam para o Japão
Os Jogos de Tóquio estavam inicialmente marcados para acontecer entre os dias 24 de julho e 9 de agosto de 2020, mas foram remarcados por conta da pandemia de Covid-19. Na época, o Comitê Olímpico Internacional (COI) informou que os atletas que já tinham assegurado vaga para o evento estariam automaticamente classificados para a nova data, entre 23 de julho e 8 de agosto de 2021.
Mesmo com tantas mudanças no calendário e ainda tanta incerteza com relação às normas sanitárias e de segurança, o número de atletas brasileiros no Japão será próximo do enviado para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012: na época, foram 259 competidores. Em 2016, nos Jogos do Rio, a delegação chegou a contar com 462 atletas inscritos pelo fato de o Brasil ser o país-sede.
Atletas vacinados
O Japão confirmou que vai iniciar a vacinação de atletas e delegações contra a Covid-19 para as Olimpíadas de Tóquio no dia 1° de junho. Cerca de 600 esportistas vão receber a vacina, além de outras mil pessoas envolvidas, como treinadores. As vacinas estarão à disposição dos atletas por meio de um acordo firmado entre o Comitê Olímpico Internacional e a farmacêutica norte-americana Pfizer. Assim como no Brasil e em outros países, as vacinas disponibilizadas serão um acréscimo à campanha de vacinação do Japão.
O Comitê Olímpico Internacional (COI) e o Comitê Organizador dos Jogos já afirmaram que a vacina não será obrigatória para os atletas, e que essa decisão será de cada país participante. O Brasil, por exemplo, está aplicando e incentivando as doses entre a delegação que vai aos Jogos Olímpicos – muitas delas foram doadas pelo COI ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).