BMX Freestyle estreia com show dos favoritos

Mais Lidas

Assim como ocorreu com o surf e o skate, o BMX freestyle é mais um estreante em Olimpíadas. Ao incluir essas modalidades, a intenção de COI (Comitê Olímpico Internacional) é atrair um público mais jovem e trazer um perfil mais urbano aos Jogos.

Leia mais

+ Guia das Olimpíadas: tudo sobre ciclismo em Tóquio

+ Brasileiro sofre queda e fica fora da final no BMX

+ Campeão olímpico de BMX se acidenta e quebra a clavícula em queda

+ Melhor resultado do Brasil na mountain bike em Olimpíada empolga mercado

A aposta do COI nessas modalidades já parece ter dado certo, principalmente pela repercussão positiva após as disputas do surf e do skate street nos primeiros dias da Olimpíada de Tóquio.

No primeiro dia de disputas do BMX freestyle, os favoritos ao ouro não decepcionaram e conseguiram as maiores notas durante suas apresentações. No masculino, o australiano Logan Martin obteve as maiores notas e terminou com a média de 90.97.

Atual bicampeão mundial e duas vezes campeão dos X Games, Logan mostrou porque é candidato ao lugar mais alto do pódio ao exibir uma série de manobras com alto grau de dificuldade em suas duas apresentações. A disputa por medalhas acontece neste sábado às 22h10 (horário de Brasília).

Sem exibição

Entretanto, durante as disputas do BMX freestyle ocorreu um fato curioso. O americano Nick Bruce, bronze no Mundial de 2019 e cotado para conquistar uma medalha em Tóquio-2020, optou por não fazer suas duas apresentações.

Bruce apenas dropou com sua bike, e parou ao lado do técnico. Mas estava sorridente e não demonstrava nenhum tipo de preocupação ou problema. Resta saber se foi uma estratégia do americano que decidiu se poupar para a final que acontece neste sábado.

Entre as mulheres, a disputa pelo ouro no BMX freestyle promete ser difícil e isso já pode ser visto no primeiro dia de competições. A tricampeã mundial Hannah Roberts, dos Estados Unidos, conseguiu a melhor nota na primeira volta, enquanto sua compatriota Perris Benegas, campeã mundial em 2018, foi melhor na segunda volta.

Mesmo assim, Roberts encerrou o primeiro dia com a melhor média e segue como favorita ao ouro. A final do feminino também acontece neste sábado, a partir das 22h10 (horário do Brasil).

Como funciona a disputa      

A modalidade BMX Freestyle é disputada em um circuito com rampas, grandes obstáculos, paredes e transições. Na competição, os atletas são analisados e julgados com base nas manobras feitas com fluidez na pista.

Os critérios analisados pelos juízes são performances com originalidade, estilo, execução e dificuldade. Cada competidor tem duas voltas de um minuto para se exibir à bancada de juízes. As notas podem ir de 0 a 100 pontos. Na disputa pela medalha, a pior é descartada e quem obtiver a maior nota fatura o ouro.







Últimas Notícias