Hoje trago uma solução muito importante para aqueles que possuem dificuldade para dormir. Você sabia que mais de 70% dos brasileiros relatam algo negativo quando falamos em qualidade do sono?
Então, se você faz parte deste grupo, este conteúdo é para você! E vou pedir também para compartilhá-lo com amigos e familiares, já que muitos sofrem com este problema.
Leia mais
+ Como incluir alimentos saudáveis na sua rotina
+ Quantidade ou qualidade de sono: qual é mais importante?
+ 5 atitudes para aumentar sua imunidade
Já ouviu falar do óleo essencial de lavanda? A lavandula angustifolia, popularmente conhecida como “alfazema”, é um arbusto nativo da região do Mediterrâneo, especialmente no sul da França, na região de Provence, onde os campos de lavanda são uma atração turística atrativa pela cor exuberante dos cultivos.
Para enriquecer esta conversa, convidei o especialista em óleos essenciais e CEO da WNF Fernando Amaral.
Segundo ele, a lavanda é usada desde épocas antigas; os romanos a utilizavam por suas propriedades antissépticas nos banhos e para limpar ferimentos (“lavanda” vem da palavra “lavare”). É um óleo usado na saúde e na beleza, devido sua segurança, propriedades e odor agradável.
“Estudos realizados com mulheres durante a menopausa comprovaram, através da polissonografia, o aumento da eficiência do sono, do vigor e da sensação de descanso durante o dia”, explica Fernando.
“Em outro estudo, reduziu significativamente os episódios de vigília e a latência para o sono REM (movimentos rápidos dos olhos). Existem inúmeros trabalhos acadêmicos e relatos etnofarmacológicos que indicam a ação calmante e relaxante do óleo essencial de lavanda, porém foram poucos os estudos que se dedicaram a desvendar seu mecanismo de ação.”, afirma.
E como colocar o oléo na prática? Ao dormir, basta colocar uma gota (apenas uma) sobre sua fronha. Seu travesseiro ficará com aroma de lavanda e este processo vai acontecer na prática, ou seja, você vai dormir muito melhor.
Quem me conhece sabe que eu trabalho com mudanças de hábitos, então não vale apenas fazer por uma noite, a persistência é muito importante para um excelente resultado.
Durma bem e sinta a diferença! Uma vida muito mais leve e produtiva.
BIANCA VILELA é autora do livro Respire, mestre em fisiologia do exercício pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), palestrante e produtora de conteúdo. Desenvolve programas de saúde in company em grandes empresas por todo o país há mais de 15 anos. Na Go Outside fala sobre saúde no trabalho, produtividade e mudança de hábitos. Instagram: @biancavilelaoficial