Barco de Belém do Pará viaja 3 mil milhas náuticas para Semana de Vela de Ilhabela

Paraense na disputa da SIVI - Foto: Lucciano Cruz | Woow Produções

A Semana Internacional de Vela de Ilhabela terá pela primeira vez um barco de Belém do Pará. O veleiro Petrus IV, de César Mello, já começou a viagem de Belém (PA) até o litoral norte de São Paulo para a disputa da 50ª edição do evento. As regatas serão disputadas de 22 a 29 de julho no Yacht Club de Ilhabela (YCI).

Leia mais:

+ Anvisa revoga restrições sanitárias para embarque em cruzeiros

+ Por que os atletas de elite estão levando a sério o treinamento mental

+ Este treino básico tem apenas 4 movimentos – e não requer nenhum equipamento

A distância real entre a capital paraense e Ilhabela (SP) é de 2.500 milhas náuticas, sem dar bordos. Mas para evitar o contra-vento, principalmente nos mares do Nordeste, o veleiro Petrus precisou aumentar o percurso e o tempo de viagem. Uma travessia como essa dura quase 20 dias.

O veleiro de 40 pés modelo Bruce Farr já está no Rio de Janeiro (RJ) para nos próximos meses descer o Atlântico rumo à ilha. O Petrus IV vai competir na RGS e tem como principal objetivo a diversão e o encontro de amigos, além da divulgação da vela na região Amazônica.

”Para se ter uma ideia, são apenas seis dias de Belém até o Caribe. Então a nossa viagem para Ilhabela foi mais que o dobro. Estou muito contente por fazer parte da Semana Internacional de Vela, o objetivo é estar entre os velejadores, nessa família que é a SIVI. Um evento icônico, um dos principais campeonatos de vela do país”, disse César Mello, natural de Belém (PA), de 52 anos.

”O objetivo é estar no meio de todo mundo, trocando ideias, mostrando a cultura do Pará e nossa vela. A Amazônia é uma região desconhecida até para os brasileiros. É uma região peculiar, com belas paisagens naturais fantásticas, esplêndida para velejar. A cada ano os barcos vem aumentando, uma região que eu recomendo para todo mundo”.

Além do Petrus IV a Semana de Vela contará também com mais conterrâneos do Pará, como Clauberto Andrade do barco BL3.

“Clauberto é um grande amigo, é um apaixonado por Belém, acho muito legal, serão dois barcos com a bandeira do Pará correndo, estou ansioso para julho!”, finalizou o velejador.

A equipe do Petrus IV possui dez tripulantes entre paraenses, pernambucanos, baianos e paulistas. Petrus IV foi o primeiro barco a correr uma Refeno Regata Recife-Noronha com equipe 100% do Pará, e é o atual campeão da regata na classe RGS.

O BL3 citado acima também vai usar a bandeira do Pará em seu barco comandando por Clauberto Andrade.

Sobre a Semana Internacional de Vela 

A Semana Internacional de Vela de Ilhabela será de 22 a 29 de julho, no Yacht Club de Ilhabela. Esta será a 50ª edição do evento que anualmente leva ao litoral norte paulista mais de 100 barcos.

Para a edição de 2023, estão convidadas as classes HPE30, ORC, Clássicos, C30, RGS, BRA-RGS, Bico de Broa, Multicascos, HPE25 e VPRS. A Semana Internacional de Vela de Ilhabela também oferece uma série de atividades culturais e sociais dentro e fora do Yacht Club de Ilhabela, como shows, exposições e palestras.

A competição começa no domingo, 23 de julho, com a tradicional regata Alcatrazes – Barco Atrevida – por Boreste Marinha do Brasil. A travessia tem mais de 50 milhas náuticas e contorna a icônica ilha do litoral norte paulista.

As inscrições estão abertas no site oficial do evento







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo