A polícia e os moradores de uma cidade costeira japonesa ficaram perplexos com uma grande bola de ferro que apareceu em uma praia local, com as autoridades admitindo que não têm ideia do que seja – apenas que não está prestes a explodir.
+ Iguape, Ilha Comprida e Cananéia: um roteiro pelas praias, dunas e natureza reservada
+ Dia Mundial do Turismo e a emancipação das mulheres na estrada
+ Bota Pra Correr: meus primeiros 10km conhecendo a paradisíaca São Miguel dos Milagres
+ 7 praias brasileiras para aprender a surfar
A esfera, medindo cerca de 1,5 metro de diâmetro, tem estado no centro de especulações febris desde que apareceu na praia de Enshu, na cidade de Hamamatsu, na costa do Pacífico do país, informou a mídia local.
Os temores de que poderia ser uma mina perdida foram descartados depois que especialistas usaram a tecnologia de raios-X para examinar o interior do objeto e descobriram que era oco.
Também não há indícios de que tenha estado envolvido em espionagem pelas vizinhas Coreia do Norte ou China.
A mysterious metal ball spotted on a beach in Hamamatsu City this week prompted local police to scramble the bomb squad. A careful examination revealed it is not a threat — but shed no light on what it actually is. pic.twitter.com/ytClWsP0bw
— NHK WORLD News (@NHKWORLD_News) February 21, 2023
A presença de duas alças levantadas na superfície da esfera – indicando que ela pode ser enganchada em outra coisa – levou a uma explicação mais prosaica: que é uma boia de amarração que simplesmente se soltou e flutuou.
A polícia começou a inspecionar a bola, que é marrom-alaranjada com o que parecem ser manchas mais escuras de ferrugem, depois que uma mulher local a viu descansando na areia a poucos metros da costa enquanto ela estava caminhando no início desta semana, informou a TV Asahi.
Os policiais isolaram a área e chamaram especialistas em explosivos vestidos com roupas de proteção para investigar mais, mas relatos dizem que as autoridades ainda não sabem o que é a esfera ou de onde veio.
As fotografias foram enviadas às forças de autodefesa japonesas e à guarda costeira para exame mais aprofundado.
Um homem local que corre regularmente na praia disse que não entendia por que a bola de repente se tornou o centro das atenções. “Está lá há um mês”, disse ele à emissora pública NHK. “Eu tentei empurrá-lo, mas ele não se mexeu.”
A certa altura, a polícia bloqueou um raio de 200 metros ao redor da bola enquanto especialistas tentavam, sem sucesso, desvendar o mistério.
Houve sugestões de que se assemelhava a algo da popular série de mangá Dragon Ball, enquanto outros acreditavam que era um OVNI que havia caído do céu.
Imagens de TV do objeto geraram especulações nas redes sociais, logo após o Japão dizer que “suspeita fortemente” que vários balões espiões chineses foram vistos sobre seu território nos últimos anos.