Uso tênis de corrida há mais de 30 anos e, mesmo assim, quando amarro um novo par que se ajusta perfeitamente, sinto vontade de sair para correr imediatamente – mas encontrar tênis de corrida perfeitamente ajustados pode ser um desafio, mesmo para alguém como eu, que tem acesso a inúmeros pares como revisora de tênis de corrida.
As pessoas sempre me perguntam, “Qual é o melhor tênis de corrida?” E, embora meu colega masculino, Cory Smith, e eu somos responsáveis por avaliar, testar e escrever sobre todos os melhores tênis do mercado para os guias de equipamentos da Outside USA e outras análises ao longo do ano, eu sempre respondo com alguma versão de: “Existem muitos ótimos tênis por aí, mas o mais importante é que esses tênis se ajustem aos seus pés”.
Veja também
+ O que fazer quando é difícil se alimentar durante uma corrida
+ Principais erros que corredores de trilha cometem no treinamento
+ Tudo sobre a Travessia Bonete-Castelhanos, em Ilhabela
Muito da experiência de corrida depende do conforto, e o conforto depende muito de como o tênis de corrida se ajusta aos pés de cada pessoa. Sim, outros fatores diferenciam os tênis de corrida uns dos outros – como compostos da entressola, tração, materiais do cabedal, sistemas de amarração – e todos eles são importantes para criar uma corrida confortável e eficiente para os corredores individuais e suas técnicas e preferências. Mas nada disso importa se o tênis esfregar, apertar ou causar desconforto nos pés. O ajuste nunca deve ser negligenciado e está relacionado ao formato do seu pé, que está vinculado ao seu gênero.
Qual é o papel do gênero na busca pelo tênis de corrida ideal? A maioria das marcas oferece tamanhos e cores masculinos e femininos em cada um de seus modelos de tênis, com ambas as faixas de tamanhos baseadas no mesmo “last” ou forma/molde ao redor do qual o interior do tênis é construído. Alguns tênis vêm apenas em tamanhos masculinos (geralmente de marcas menores e modelos “de nicho”, como tênis de corrida para montanha). As mulheres compram esses tênis, mas nem sempre o ajuste é adequado. Muitos deles têm um calcanhar mais alto do que os modelos femininos, o que pode colocar pressão no tendão de Aquiles da mulher. E, na maioria das vezes, o tênis masculino tem uma largura maior que o feminino.
Algumas marcas oferecem alguns de seus modelos de tênis em diferentes larguras para homens e mulheres, o que oferece uma variedade maior de opções. Mas algumas poucas marcas oferecem todos ou alguns de seus modelos com ajustes verdadeiramente específicos para o gênero – tênis moldados a partir de pés específicos de cada gênero para criar “lasts” específicos para homens e mulheres. E algumas marcas lançaram modelos destinados apenas para mulheres.
Brian Beckstead, co-fundador da marca de tênis Altra – que oferece ajustes específicos para homens e mulheres em todos os seus modelos desde o lançamento da empresa em 2011 – explica que as diferenças entre os “lasts” específicos para homens e mulheres estão principalmente em três lugares do pé. Primeiro: os “lasts” femininos geralmente são mais estreitos no calcanhar do que os “lasts” masculinos ou neutros em relação ao gênero, porque as mulheres tendem a ter calcanhares mais estreitos. Segundo: os “lasts” femininos geralmente oferecem mais suporte ao redor do meio do pé, ou arco, porque as mulheres geralmente têm arcos mais altos do que os homens. E terceiro: como homens e mulheres tendem a ter diferentes “ângulos Q” – o ângulo formado entre o quadril, a patela e a parte superior da tíbia, que difere geneticamente para o propósito da gravidez, de acordo com a Biblioteca Nacional de Medicina – a maioria dos “lasts” femininos é construída com um acréscimo ligeiro ao interior do calcanhar ou osso calcâneo, com mais espaço no lado lateral desse osso.
Mas o ajuste de acordo com o gênero nem sempre é preto no branco. “Conheço mulheres que gostam de comprar o ajuste masculino [de tênis Altra] e conheço homens que gostam de comprar tênis femininos simplesmente porque têm um calcanhar muito estreito”, diz Beckstead. “É uma questão de ter opções. É apenas uma questão de ter mais variações para um ajuste personalizado”.
Independentemente das preferências de marca e designações de gênero, algumas mulheres têm pés largos e arcos chatos ou caídos, e alguns homens têm pés estreitos e arcos altos. Nem todas as mulheres têm ângulos Q mais pronunciados do que os homens. (Pessoalmente, tenho pés estreitos com arcos caídos e aprecio um pouco de espaço na caixa dos dedos, mas uma fixação segura no meio do pé.)
E se você não se identifica como homem ou mulher? Essa é uma pergunta que a equipe de desenvolvimento de tênis de corrida da Salomon tem feito ultimamente, enquanto relançam alguns de seus modelos de tênis de trilha como “unissex”, com o objetivo de serem inclusivos em relação à paleta de cores (embora o ajuste seja baseado em um “last” masculino).
Essa é uma tendência que podemos ver continuando no espaço de calçados.
O que realmente importa, independentemente de seu gênero ou identificação, é encontrar um tênis de corrida que se ajuste ao seu pé em particular. Tênis mal ajustados podem causar bolhas e desconforto, o que pode levar a alterações na forma de correr e resultar em lesões. Por outro lado, tênis com ótimo ajuste podem te animar a sair para correr e tornar essa experiência o mais agradável possível.
Portanto, vá até uma loja local com boas avaliações, onde você pode conhecer seus pés com a ajuda de um profissional e avaliar as opções disponíveis para você. O tênis perfeito para você está lá fora.