A holandesa Demi Vollering (SD Worx), 26 anos, sagrou-se campeã do Tour de France Feminino 2023 ao segurar a liderança na prova de contrarrelógio individual, realizada neste domingo (30).
Um dia depois de ter assumido a camisa amarela ao vencer a emblemática etapa do Col du Tourmalet, Vollering confirmou o título com um segundo lugar nos 22,6 km do ‘crono’ nos Pirenéus, com o tempo de 29:25 minutos.
Veja também
+ ‘O abismo está aumentando’: o longo caminho para a igualdade salarial no ciclismo feminino
+ O homem que passou um ano andando descalço por Londres
+ 5 alongamentos simples para ajudá-lo a dormir melhor
Já a vencedora da última etapa foi a suíça a Marlen Reusser, companheira de Vollering na equipe SD Worx, com o tempo de 29:15.
Depois de ter sido vice-campeã no Tour de France 2022 e na Volta da Espanha de 2023, Demi Vollering conseguiu impedir a sétima vitória consecutiva da compatriota Annemiek van Vleuten (Movistar), considerada a grande favorita do Tour nesta temporada.
Van Vleuten ficou com uma modesta 14a posição no contrarrelógio deste domingo e acabou o evento na quarta colocação na classificação geral. A lendária ciclista, de 40 anos, afirmou que vai se aposentar ao final desta temporada;.
A belga Lotte Kopecky, que hoje conseguiu o terceiro melhor tempo no contrarrelógio, ficou em segundo no ranking geral, enquanto a polaca Katarzyna Niewiadoma fechou o pódio em terceiro.
💛@demivollering wins the #TDFF2023!
💛@demivollering gagne le #TDFF2023 ! #TDFF2023 #WatchTheFemmes @Gozwift pic.twitter.com/dSg9KGeCnI
— Le Tour de France Femmes avec Zwift (@LeTourFemmes) July 30, 2023
⏪Back-to-back wins, and a 1-2-3 for @teamsdworx on the final day of the #TDFF2023, as Marlen Reusser wins the first ever time-trial of the TDFF!
⏪Deux victoires consécutives et un triplé pour la @teamsdworx lors de la dernière étape du #TDFF2023, Marlen Reusser remportant le… pic.twitter.com/LFhjrckStg
— Le Tour de France Femmes avec Zwift (@LeTourFemmes) July 30, 2023