Seja qual for o seu esporte, evitar ou mitigar lesões é tão importante quanto registrar milhas ou sessões. Mas se você se encontrar na linha entre forçar demais ou ficar de lado, uma medida preventiva pode ajudar a sustentar seu corpo para que você possa continuar treinando: fita de cinesiologia. Utilizar esta fita elástica para reduzir lesões e aumentar o desempenho não é uma ideia revolucionária na ciência do exercício – especialmente quando integrada a outras práticas recomendadas de manutenção e recuperação do corpo. Usando a fita certa de forma eficaz, no entanto? Agora é outra história.
+ Dia Mundial do Turismo e a emancipação das mulheres na estrada
+ Iguape, Ilha Comprida e Cananéia: um roteiro pelas praias, dunas e natureza reservada
+ Bota Pra Correr: meus primeiros 10km conhecendo a paradisíaca São Miguel dos Milagres
+ Filipe Toledo defende título da etapa de Bells Beach
E não são apenas os atletas de elite que podem se beneficiar. Você não precisa se parecer com os campeões olímpicos de vôlei de praia gravados em cores que vêm à mente. Quando aplicada corretamente, a fita de cinesiologia pode aliviar a dor, mitigar lesões e reduzir a dor muscular pós-treino em atletas mortais envolvidos em qualquer tipo de esforço ao ar livre ou aventura ativa. Veja como.
Escolha uma fita de alta qualidade
Não surpreendentemente, nem todas as fitas de cinesiologia são criadas igualmente. Ao comparar as opções, procure uma que ofereça movimento não restritivo para que você possa continuar treinando confortavelmente. Adesivos de alta qualidade ajudam a fita a durar mais, oferecendo mais suporte para a área-alvo antes, durante e depois de um treino.
Aprenda Técnicas Corretas de Taping
Claro, a fita do seu treinador de ginástica da velha escola pode fornecer suporte em uma pitada. E a modernização para uma fita de cinesiologia pode resolver uma série de lesões atléticas comuns. Mas criar o equilíbrio perfeito entre suporte e flexibilidade é uma arte. Um dos erros mais comuns? Aplicando a fita logo antes da atividade. Precisa de uma hora para aderir; o tempo de aplicação antecipado adequado ajuda a durar dias (vs. horas) de uso contínuo. As tiras também devem ter tamanho suficiente para cobrir a área afetada sem esticar 1,5 polegadas em cada extremidade.
Prepare sua pele antes de aplicar
Depois de ter um plano de jogo, é hora de preparar sua pele antes de aplicar a fita. Remova quaisquer loções, óleos corporais ou protetor solar. Você pode querer aparar o excesso de pelos do corpo. Em seguida, limpe a pele com álcool isopropílico e deixe a área secar antes de aplicar a fita diretamente na pele.
Torne a fita de cinesiologia parte de sua rotina de movimento
A fita de cinesiologia não é útil apenas para apoiar grupos musculares e lesões durante o treinamento. Se a dor afetar sua capacidade de manter uma rotina de movimento, procure fistas que te ajudem a se recuperar, apoiando os músculos e articulações doloridos antes, durante e após o treino. Estudos demonstraram que a fita cinesiológica ajuda a auxiliar na recuperação e reduz a dor em até 50% quando usada durante e pelo menos 48 horas após o exercício. Integre-o à sua rotina como preventivo geral (por exemplo, fita adesiva antes, rolo de espuma depois) e como uma ferramenta essencial de manutenção do corpo para mantê-lo em atividade com menos dor e risco de lesões.