Viajar com seus amigos e familiares é bom, mas não há nada como uma viagem solo onde todo o seu tempo é seu e você pode ir e vir quando quiser. As viagens individuais estão em alta este ano, e a maioria das pessoas que desejam viajar sozinhas parece ser mulher. De acordo com booking.com, 84% desses viajantes individuais em todo o mundo são mulheres, e os dados do Google indicam que 55% das pesquisas por ‘viagem individual’ são provenientes de mulheres, especificamente mulheres da geração do milênio. Aqui vem um novo relatório da marca de malas e mochilas Kipling para indicar as cidades europeias mais seguras para mulheres que viajam sozinhas.
+ Dia Mundial do Turismo e a emancipação das mulheres na estrada
+ Iguape, Ilha Comprida e Cananéia: um roteiro pelas praias, dunas e natureza reservada
+ Bota Pra Correr: meus primeiros 10km conhecendo a paradisíaca São Miguel dos Milagres
+ Filipe Toledo defende título da etapa de Bells Beach
Usando dados como ofertas de atividades, atrações, atividades em grupo, transporte, segurança e igualdade de gênero, os números foram calculados para dar a cada destino um ‘Índice de Cidades Para as Viajantes Solos’.
Hamburgo, Alemanha
A melhor pontuada no Índice de Cidades Para as Viajantes Solos é a segunda maior cidade da Alemanha, Hamburgo.
Conhecida por sua grande luz noturna e clima de porto movimentado à beira-mar, Hamburgo está no topo da lista de igualdade de gênero e coisas para fazer.
Os turistas gostam de ver muitas coisas aqui e todas são facilmente acessíveis a pé ou de bicicleta, embora os passeios sejam abundantes, assim como os albergues e hotéis para viajantes individuais.
E sendo a Alemanha, o transporte público é organizado e eficiente, o que significa que é muito menos provável que você fique preso em qualquer lugar.
Munique, Alemanha
Caso você já tenha ouvido falar de uma coisinha chamada Oktoberfest, provavelmente conhece esta cidade da Baviera.
Bem conectada por bondes e ônibus, há uma razão para esta cidade ter sido classificada como uma das mais seguras do mundo para mulheres que viajam sozinhas.
Com uma classificação alta em igualdade de gênero, a cidade faz com que as mulheres viajantes se sintam seguras e bem-vindas. Sem fim de lugares para visitar e cervejas alemãs para provar, sempre há algo para fazer e amigos para fazer.
Edimburgo, Escócia
A terceira cidade do Índice de Cidades Para as Viajantes Solos de Kipling nos leva até a Escócia, até a charmosa cidade medieval de Edimburgo.
Com uma pontuação alta para atividades em grupo, atração e acomodação, é provável que nenhum viajante individual aqui tenha problemas para fazer amigos.
Aqueles que visitam no verão podem experimentar o famoso Festival Fringe de Edimburgo, onde musicais, comédias e outros atos tomam conta dos palcos da cidade.
Os preços são mais altos e pode ser difícil encontrar acomodação no momento, portanto, planeje com antecedência se esse for o seu tipo de cenário.
Faro, Portugal
Sim, Portugal é famoso por suas cidades dignas de cartão postal de Lisboa e Porto, esta última também faz parte da lista, mas abaixo no número 12.
Para a cidade número quatro da nossa lista, porém, seguimos para o sul até a costa algarvia e encontramos a cidade de Faro.
Pode parecer irônico que uma cidade com uma capela feita de esqueletos de velhos monges seja uma das mais seguras para mulheres que viajam sozinhas, mas Faro tem uma classificação alta em muitos fatores de segurança.
Além de ter praias, um centro histórico aconchegante e uma ótima vida noturna, a cidade é bem conectada, pois possui o único aeroporto da região, ligando-a a outras grandes cidades europeias, mas também opções de barcos e balsas para conectá-la a outras cidades litorâneas.
Dublin, Irlanda
Em quinto lugar no Índice de Cidades Para as Viajantes Solos está a capital da Irlanda, Dublin.
Com muitas opções de passeios e acomodações para mochileiros e viajantes individuais, é improvável que aqueles que vêm aqui sozinhos permaneçam assim por muito tempo.
Passeios de um dia fora da cidade para locais famosos, como a Calçada dos Gigantes, facilitam o planejamento de viagens individuais, sem mencionar o pub e a cena musical para aproveitar após o dia explorando.
A própria Irlanda foi classificada como um dos países mais seguros do mundo e não é exceção para mulheres que viajam sozinhas.
Para finalizar a lista, aqui estão as outras 20 cidades mais seguras da Europa para mulheres que viajam sozinhas:
- Praga, República Tcheca
- Heraklion, Grécia
- Helsinque, Finlândia
- Cracóvia, Polônia
- Zurique, Suíça
- Berlim, Alemanha
- Porto, Portugal
- Valência, Espanha
- Viena, Áustria
- Málaga, Espanha
- Estocolmo, Suécia
- Dusseldorf, Alemanha
- Lisboa, Portugal
- Genebra, Suíça
- Oslo, Noruega