Principal campeonato de downhill urbano do mundo, o Red Bull Cerro Abajo chega à última etapa, neste sábado (25), em Guanajuato (MEX), para desafiar os melhores ciclistas do mundo em um palco considerado Patrimônio Mundial da Unesco e consagrar o campeão da temporada. Com dois pódios, o brasileiro Lucas Borba é um dos destaques do ano e pode levar o País a um resultado histórico. E o público pode acompanhar todas as emoções, ao vivo, a partir das 17h45 (horário de Brasília), com transmissão em português, pela Red Bull TV.
+ Iguape, Ilha Comprida e Cananéia: um roteiro pelas praias, dunas e natureza reservada
+ Dia Mundial do Turismo e a emancipação das mulheres na estrada
+ Bota Pra Correr: meus primeiros 10km conhecendo a paradisíaca São Miguel dos Milagres
+ Surfista atacado por tubarão: “Foi surreal”
Em terceiro lugar na classificação geral, Lucas Borba tem 70 pontos, após ficar com o bronze nas etapas de Valparaíso (CHI) e Medellín (COL). O ciclista brasileiro está bem próximo da lenda Tomáš Slavík, que surge em segundo, com 77 pontos. O líder é o colombiano Juanfer Vélez, de apenas 19 anos, com 119 pontos. Aliás, em sua terra natal, ele deu um show.
Na decisão, após perder segundos preciosos logo no começo da pista, conseguiu se redimir com um ataque forte no último lance de escadas, melhorando em 2s o tempo do até então líder, Sebastian Holguín, seu compatriota. “Foi incrível vencer a corrida em casa. Vou mais motivado em Guanajuato”, diz Vélez.
Sede da prova que encerra o novo formato competitivo do Red Bull Cerro Abajo, Guanajuato é catalogada como Patrimônio Mundial da Unesco por causa de seu traçado de ruas coloniais e arquitetura residencial do século XVI. A cidade está localizada em um vale, com ruas estreitas e íngremes. Em comparação com Medellín, a pista tem 1,2 km de extensão, sendo mais curta do que a colombiana.