Na última terça-feira (21), a skatista Leticia Bufoni fez um feito inédito para sua história, ao saltar de skate de uma pista a quase 3 mil metros de altura, utilizando um avião, realizando uma manobra batizada de ‘sky grind’. Com isso, Bufoni conquistou dois prêmios do Guinness World Records: o grind de skate mais alto e o maior skatepark construído em uma aeronave, que levantou voo com 41,95 metros quadrados. Atualmente, a atleta possui cinco recordes mundiais.
+ Iguape, Ilha Comprida e Cananéia: um roteiro pelas praias, dunas e natureza reservada
+ Dia Mundial do Turismo e a emancipação das mulheres na estrada
+ Bota Pra Correr: meus primeiros 10km conhecendo a paradisíaca São Miguel dos Milagres
+ Surfista atacado por tubarão: “Foi surreal”
Leticia reforçou seus treinos físicos e obteve uma média de 100 saltos de paraquedas para se preparar para o momento oficial realizando o grind. Em agosto do ano passado, ela já havia se tornado a primeira pessoa na história a fazer um feeble grind (manobra que o skatista desliza no corrimão apoiado de lado com a parte de trás do skate) no ar e saltar de paraquedas sozinha, criando uma nova manobra de skate.
A paulistana de 29 anos ressaltou que todo esse feito só ressalta a grandeza do projeto e todo o esforço que foi dedicado a ele.
Em 2017, Bufoni já havia sido notada pelo Guinness, recebendo um prêmio por ser a mulher com maior numero de vitórias no ranking da Copa do Mundo de skate feminino, na categoria street, e em 2021 chegou a bater o próprio record, após receber a medalha de ouro no X-Games. Em 2022, ela conquistou mais dois recordes oficiais: por ser a skatista com mais títulos na categoria feminina de street do X-GAMES, acumulando cinco prêmios, e por ser a mulher com maior número de medalhas no campeonato, totalizando 12, sendo 6 de ouro, 3 de prata e 3 de bronze.