Você tem suas malas prontas, seus lanches prontos para viagem em sua bagagem de mão e seu itinerário perfeitamente planejado pronto para sua próxima viagem. Mas viajar pode prejudicar inesperadamente sua saúde e bem-estar habituais, tudo graças ao estresse, novos ambientes e mudanças na dieta. Se você está preocupado em pegar um resfriado ou não quer que o jet lag o derrube, adicionar alguns suplementos à sua rotina diária pode ajudar.
+ Iguape, Ilha Comprida e Cananéia: um roteiro pelas praias, dunas e natureza reservada
+ Dia Mundial do Turismo e a emancipação das mulheres na estrada
+ Bota Pra Correr: meus primeiros 10km conhecendo a paradisíaca São Miguel dos Milagres
+ Mineiro: “Mesmo que os brasileiros surfem muito, vai ser difícil agarrar mais um título”
O Dr. Fred Pescatore, renomado médico de saúde natural, passou sua visão sobre como os suplementos podem ser benéficos ao viajar. Ele compartilhou suas principais dicas e recomendações de suplementos para ficar bem durante a viagem.
Comece a tomar suplementos antes de sair de casa
Embora muitos de nós dependamos de suplementos para “consertar” quaisquer problemas de saúde que estejamos enfrentando, o Dr. Pescatore realmente recomenda tomá-los preventivamente. Se você começar certos suplementos antes do início da viagem, poderá evitar problemas comuns de viagem, como inchaço, incapacidade de dormir e falta de energia ao chegar ao seu destino.
“Assim como você planeja seu itinerário e faz uma mala, você também deve preparar sua saúde para o estresse da viagem”, diz ele. “Uma boa rotina de bem-estar pode ajudar a aliviar o desconforto da viagem e fortalecer seu sistema imunológico.”
Estes são os suplementos que o Dr. Pescatore sugere começar antes mesmo de começar a fazer as malas.
extrato de pinho marítimo
“A inflamação é a raiz de muitos problemas de saúde em viagens, como jet lag e inchaço dos pés e tornozelos. A pesquisa mostra que o extrato de casca de pinheiro marítimo francês Pycnogenol é uma opção confiável e obrigatória”, diz o Dr. Pescatore.
O extrato de casca de pinheiro marítimo, ou Pycnogenol, é “um extrato de planta natural muito específico que contém uma combinação única de procianidinas, bioflavonóides e ácidos fenólicos”. O Dr. Pescatore recomenda tomá-lo uma semana antes da data de partida e durante a viagem.
vitaminas B
“Adicionar vitaminas B à sua rotina antes e durante uma viagem pode ajudar a aumentar naturalmente os níveis de energia”, explica o Dr. Pescatore. “As vitaminas B desempenham um papel importante no metabolismo energético, ajudando o corpo a converter alimentos em glicose, que fornece combustível para o corpo.”
Enquanto as vitaminas do complexo B aumentam a energia em geral, o Dr. Pescatore diz que recomenda especificamente o B-12 para seus pacientes quando eles têm planos de viagem.
Vitamina D ou zinco
Não é nenhum segredo que viajar estressa seu sistema imunológico (e apresenta muitos germes e vírus frescos). Portanto, o Dr. Pescatore sugere reforçar suas defesas naturais tomando vitamina D ou zinco antes de sair de casa.
“Depois de dois anos sem viajar, nosso sistema imunológico precisa de suporte extra”, explica. “Dar um impulso adicional ao seu sistema imunológico é importante antes, depois e durante a viagem.” Ele também recomenda garantir que você tenha um sono de qualidade antes de viajar como uma camada extra de proteção do sistema imunológico.
Um probiótico pode evitar problemas de digestão
Se você planeja mergulhar na culinária local em sua próxima viagem, convém levar um probiótico. Novos alimentos e hábitos alimentares alterados podem facilmente prejudicar seu intestino, deixando-o com inchaço, desconforto ou movimentos gastrointestinais seriamente desagradáveis.
“Adicionar um probiótico à sua rotina antes e durante a viagem pode ajudar a preparar e acalmar seu intestino quando ele interage com novos alimentos”, diz o Dr. Pescatore.
Ainda mais importante, tomar um probiótico pode afastar aquela temida dor de estômago. “A pesquisa mostrou uma redução relativa de 15% no risco de diarreia do viajante com o uso de probióticos”, observa o Dr. Pescatore.
Outra opção é levar algumas misturas de chá ricas em antioxidantes em sua mala. Quando ele viaja, o Dr. Pescatore sempre traz um casal: “Meus chás favoritos para tomar quando meu estômago está inquieto em movimento são verde e gengibre”.
Suplementos e mudanças no estilo de vida podem combater o jet lag
Saltar para um fuso horário totalmente novo pode confundir seu corpo. Você sente fome em horários estranhos, não consegue dormir, seus níveis de energia estão baixos – e mesmo turnos de apenas algumas horas podem levar a um frustrante jet lag.
A chave para vencer o jet lag, de acordo com o Dr. Pescatore, é entender seu ritmo circadiano. “O jet lag é um distúrbio circadiano que perturba o relógio biológico do seu corpo, geralmente quando você cruza fusos horários devido a viagens”, diz ele. “Existem muitas maneiras naturais de combater os sintomas do jet lag. Certifique-se de estar hidratado e evite muita cafeína e álcool. Para alguns, pode ajudar tentar combater o cansaço e ajustar imediatamente o horário de sono do fuso horário em que você está. Para outros, ajuda a lidar com o cansaço, tirar uma soneca e depois voltar ao cronograma.”
Se esses ajustes no estilo de vida não estão funcionando, o Dr. Pescatore sugere tentar suplementos de casca de pinheiro marítimo. “Um estudo de 2018 descobriu que a suplementação com Pycnogenol realmente reduziu a duração do tempo em que os indivíduos sentiram jet lag em quase 50% e melhorou a sensação de fadiga, deficiência visual e incapacidade de dormir”, explica ele.
Além disso, você também pode tentar suplementos de melatonina . Esse hormônio específico ajuda a estimular o sono com o mesmo hormônio que seu corpo libera naturalmente quando é hora de você ir para a cama. Embora provavelmente não o mantenha dormindo, quando tomado pode permitir que você adormeça na hora “certa” de dormir em seu novo fuso horário.
Não se esqueça da hidratação
A água não é um suplemento. Mas é uma peça-chave de bem-estar que você não pode ignorar quando estiver viajando. Como aponta o Dr. Pescatore, “a boa saúde começa com a hidratação!”
Esteja você indo para algum lugar na praia e quente ou frio e gelado, faça a hidratação diária sem esforço preparando com antecedência. “Eu sempre trago comigo uma garrafa de água reutilizável em minhas viagens”, diz o Dr. Pescatore. Não tem certeza se vai gostar do sabor da água para onde está indo ou está visitando algum lugar com abastecimento de água incerto? Embale uma garrafa de água reutilizável que também inclua acessórios de filtragem.