Estátua misteriosa aparece na Ilha de Páscoa

Estátua misteriosa aparece na Ilha de Páscoa
Imagem: ABC News/GMA/Reprodução

As estátuas moai são tradicionais na Ilha de Páscoa, na Polinésia oriental, e através dos anos, cerca de 1.000 estátuas já foram descobertas na região. Esse é um número expressivo, mas de acordo com exploradores, esses encontros podem estar longe de acabar.

+ Iguape, Ilha Comprida e Cananéia: um roteiro pelas praias, dunas e natureza reservada

+ Dia Mundial do Turismo e a emancipação das mulheres na estrada

+ Bota Pra Correr: meus primeiros 10km conhecendo a paradisíaca São Miguel dos Milagres

+ 7 praias brasileiras para aprender a surfar

As mudanças climáticas tem feito grandes mudanças na nossa fauna e flora, e isso tem ocorrido no mundo inteiro. Com esse impacto, nas últimas semanas as secas tem provocado mudanças climáticas drásticas na Ilha de Páscoa, que acabou revelando uma nova escultura no leito de um lago seco na região. O descobrimento foi confirmado por Salvador Atan Hito, vice-presidente de Ma’u Henua, grupo que faz supervisão no parque nacional da Ilha de Páscoa.

As estátuas moai são formadas por cinca vulcânia solidificada e pesam aproximadamente cinco toneladas. Para se ter uma noção da magnitude e peso dessas estátuas, a mais alta da ilha possui dez metros de altura.

A estátua recém-encontrada parece ser menor do que a média na região, mas isso não a torna menos importante, já que ela é a primeira a ser encontrada no leito do lago seco. As autoridades não sabem o motivo da estátua estar no lago, porém eles acreditam que existam mais estátuas moai pelo local próximo ao lago.

Além das esculturas, os pesquisadores pretendem desenterrar ferramentas que foram usadas para produzir as estátuas, em busca de detalhes sobre a fabricação.

Essa descoberta é muito importante para o povo Rapa Nui, que vive na ilha. Isso porque a nova peça é completamente nova para a história da ilha, pois nem os ancestrais dos indígenas que hoje vivem na região sabiam da existência dessa nova peça.