Frutas são alimentos essenciais para manter a saúde porque elas contém água, fibras, vitaminas, sais minerais, frutose, carboidratos, gorduras e proteínas. Em qualquer época do ano você deve inclui-las em sua rotina de alimentação, mas o ideal é ter atenção para sempre priorizar as opções da época.
Leia mais:
+ Saúde mental: nutrientes que podem ajudar a melhorar seu humor
+ 8 alimentos econômicos e nutritivos para investir
+ Melhor forma de comer abacate: Pasta proteica ao pesto de abacate
Isso porque quando em características ambientais ideais, os alimentos não precisam de tanto agrotóxicos, já que as plantações estão mais adaptadas às condições por estarem em seu ciclo natural de crescimento. Essa facilidade no cultivo, além de beneficiar o meio ambiente e a saúde, também tem impacto no seu bolso, porque os produtos são vendidos a preços mais acessíveis.
Além disso, o consumo de alimentos da época também costumam apresentar maior densidade nutricional do que aqueles cultivados fora da temporada correta. Uma pesquisa conduzida nos Estados Unidos em 2008 constatou que os brócolis cultivados na época natural (geralmente no outono/inverno) continham mais vitamina C do que a versão cultivada na primavera/verão. Os resultados do estudo foram publicados no periódico científico International Journal of Food Science and Nutrition.
Durante o mês de março, algumas frutas extremamente ricas, do ponto de vista nutricional e gastronômico, vivem suas melhores fases de colheita e consumo. Se você quer tirar proveito desta boa notícia, aposte nestas 9 nutritivas opções da época.
9 frutas do mês de março:
-
Abacate
Considerado um superalimento, o abacate é rico em vitaminas e minerais, incluindo as vitaminas A, C, E, B-6, K1, magnésio, folato, zinco, potássio, sódio, niacina, ácido pantatênico, riboflavina, colina, luteína, zeaxantina, criptoxantina, sem esgotar a lista. Ajuda a previnir doenças como câncer por conter antioxidantes que são substâncias essenciais para proteger as células do corpo, fortificando o organismo. Além disso, o abacate faz bem para a pele, já que a fruta contém nutrientes que colaboram na metabolização do colágeno.
-
Banana
Motivos para gostar da banana não faltam: é fácil de comer, tem muitos nutrientes e dá sustança. Tem altas quantidades de potássio, que evitam cãibras e, por isso mesmo, são alimento recorrente de atletas. Praticamente livre de gordura, ela também é uma boa fonte de vitaminas A, B1, B2, C e de carboidratos.
Dentre outros benefícios, ela auxilia em dietas, diminui o apetite por saciar a fome mais rapidamente, regula o intestino e reduz a pressão arterial.
-
Caqui
Contém grande quantidade de nutrientes, vitaminas, minerais, antioxidantes e fitonutrientes. Além de doce e saboroso, o caqui combate a pressão alta, ajuda a controlar os índices glicêmicos, reduz o colesterol, fortalece o sistema imunológico e protege a visão. Ah! E a fruta também é rica em ferro. segundo estimativas do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), caquis tem cerca de 3,75 mg de ferro por xícara.
-
Goiaba
Uma das maiores fontes de vitamina C (3 vezes mais que a exigência diária), a goiaba é uma fruta tropical, rica em nutrientes e excelente fonte de antioxidantes e fitonutrientes. Ajuda na digestão, melhora a saúde dos olhos, retarda o processo de envelhecimento e, contando com a presença de vitaminas E, K e B6, auxilia na formação do sangue.
-
Figo
Geralmente usado para a fabricação de doces e geleias, o figo pode ser consumido fresco ou seco. Seus benefícios podem ser associados à presença de vitaminas, fibras e mineiras. Essa fruta também possui pouca quantidade de calorias (250 cal por 100g).
-
Maçã
Rica em vitamina A, fósforo, ferro e uma excelente fonte de pectina. A pectina é uma fibra solúvel que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, a reduzir o colesterol e a combater a prisão de ventre. Além disso, a maçã ajuda a aliviar sintomas brônquios respiratórios, proteger os ossos e auxiliar na perda de peso.
-
Mamão
O mamão é uma das excelentes frutas de março. Rico em carotenóides e licopeno, que são os agentes que luta contra o câncer, o alimento é também uma fonte de vitamina A e vitamina C, assim, resfriado, gripe, náuseas e doença da manhã podem ser evitadas através de sua ingestão.
-
Maracujá
Muito conhecido por seu efeito relaxante, o maracujá contém flavonoide e alcaloides, responsáveis por agir no organismo como calmante natural. O fruto também é fonte de vitaminas A, C e do complexo B. Além disso, apresenta boa quantidade de sais minerais.
-
Pera
Como contém antioxidantes, vitamina C e cobre, a pera é uma fruta impulsionadora para o sistema imunológico. Aumenta os níveis de energia, graças à glicose que o corpo absorve ao ser ingerida, ajuda a regular a pressão arterial e reduz a probabilidade de desenvolver doenças cardiovasculares.