É provável que você já tenha ouvido alguém dizer que quem pratica yoga com frequência raramente fica doente. Ou talvez um professor tenha dito à sua turma que a prática pode prevenir resfriados ou gripes.
Leia mais:
+ 8 poses de yoga para melhorar a sua digestão
+ Tem insônia? Faça estas 5 posturas de yoga para dormir melhor
+ Melhore seu surf 100% com estas posturas de yoga
De fato, não faltam afirmações de que a yoga ou outras intervenções no estilo de vida podem melhorar sua imunidade. Mas a ciência que comprova o suposto fato é menos enfática.
Como funciona o seu sistema imunológico
Seu sistema imunológico é projetado para oferecer uma defesa mais do que adequada contra microorganismos causadores de doenças. O corpo se protege contra esses patógenos de diferentes maneiras, usando muco, lágrimas, suor, sucos gástricos e glóbulos brancos.
A inflamação é a ativação do sistema imunológico do corpo. A inflamação aguda ocorre de forma quase imediata. Pense nos sintomas que você sente quando está resfriado ou gripado.
Embora alguma inflamação seja uma parte essencial da funcionalidade imunológica, o excesso pode ser seriamente problemático. Se sua resposta imune fosse constantemente estimulada, você se sentiria permanentemente mal com coriza, febre e letargia. A inflamação persistente pode permanecer em seu corpo por meses ou até anos. Isso pode eventualmente levar a doenças inflamatórias crônicas, incluindo artrite reumatóide, asma, diabetes, doença inflamatória intestinal e esclerose múltipla. A inflamação persistente também tem sido associada à depressão .
Como yoga pode (e não pode) apoiar sua imunidade
O exercício é uma das intervenções de estilo de vida mais amplamente pesquisadas relacionadas à função do sistema imunológico. Evidências significativas indicam que a atividade física regular – incluindo estilos dinâmicos de yoga, como vinyasa – pode apoiar seu sistema imunológico para que funcione de maneira ideal. Mas não há evidências de que a prática aumentará a imunidade a um nível além do que seu sistema imunológico normal forneceria.
No entanto, uma prática regular de yoga demonstrou diminuir a inflamação. Exatamente como isso ocorre não é totalmente compreendido, embora a literatura científica sugira que a redução do estresse desempenha um papel. Como tal, yoga pode ser considerado uma intervenção complementar para pessoas em risco ou com doenças com uma componente inflamatória persistente.
Mas lembre-se: nenhuma forma de atividade física será uma panacéia capaz de conceder a você uma resposta imunológica sobre-humana.