Um acidente de carro a oeste do Parque Nacional de Yellowstone deixou 13 bisões mortos na semana passada.
De acordo com a polícia, o caminhão que viajava pela US Highway 191 colidiu com o rebanho de animais na quarta-feira, 28 de dezembro, aproximadamente às 18h30. O incidente aconteceu ao norte da cidade de West Yellowstone, em Montana.
Em comunicado publicado no Facebook na sexta-feira, 30 de dezembro, a polícia local disse que a colisão inicial matou vários bisões e vários outros do rebanho tiveram que ser sacrificados devido a ferimentos graves.
Leia mais:
+ Prêmio Outsiders: 18 atletas, visionários e personalidades que brilharam em 2022
+ Exatamente quanta água você precisa por dia no verão?
+ Vídeo: Turistas são perseguidos por manada de bisões em parque
“Regularmente, nós lidamos com animais selvagens sendo atingidos e mortos nas estradas em nossa área devido à abundância de vida selvagem na região, além da nossa proximidade com o Parque Nacional de Yellowstone”, informa o comunicado. “Sempre ficamos tristes com qualquer um desses incidentes, principalmente quando tantos animais são perdidos.”
Os policiais disseram que os bisões costumam se reunir ao longo da Rodovia 191 e no cruzamento com a Rodovia 297 dos EUA, localizada entre o limite mais a oeste do parque e as margens do Lago Hebgen. Segundo as autoridades, os animais às vezes usam a estrada como corredores de passagem quando os montes de neve ficam muito altos.
A população de bisões de Yellowstone varia de aproximadamente 3.200 a 5.500 animais e é composta por dois rebanhos principais; um mora nos vales centrais de Hayden e Pelican durante o verão, enquanto outro mora no vale de Lamar, no canto nordeste do parque.
Os bisões são migratórios e podem caminhar até 1.600 quilômetros por ano para pastar, criar filhotes e evitar climas extremos. Aqueles dentro dos limites do parque passam os meses de primavera e verão em pastagens montanhosas. No outono e no inverno, eles se dirigem para elevações mais baixas. De acordo com um relatório do Serviço de Parques sobre padrões migratórios de bisões, o rebanho central tradicionalmente deixa os vales Hayden e Pelican e se move para o oeste na drenagem do rio Firehole, e muitas vezes alguns de seus membros continuam indo para o oeste em direção ao lago Hebgen e West Yellowstone para escapar da neve. Os animais que foram atingidos provavelmente eram deste rebanho.
A polícia não disse se o motorista do caminhão infringiu alguma lei durante o incidente. Em sua declaração, eles alertaram os motoristas para viajar mais devagar do que o limite de velocidade durante as condições de inverno.
“Embora a velocidade não tenha necessariamente sido um fator neste acidente, as condições da estrada na época ditavam viagens abaixo do limite de velocidade”, disse o comunicado. “Por favor, não dirija mais rápido do que você pode parar dentro da distância que seus faróis projetam.”
O incidente causou alguma confusão com as autoridades. Um relatório inicial sugeriu que dois outros veículos estavam envolvidos nas mortes de bisões. Mas o comunicado esclareceu que o caminhão foi o único veículo a atingir os animais.
“Todos os bisões foram atingidos pelo caminhão, e os outros dois veículos foram incidentes secundários”, disse o comunicado.