Um turista brasileiro morreu nesta quarta-feira (02/11) após um trágico acidente envolvendo um pedaço de gelo que se desprendeu do teto de uma caverna nas proximidades da cidade de Ushuaia, na Argentina. De acordo com a embaixada do Brasil no país, a polícia local comunicou o ocorrido por volta da meia-noite desta quinta feira, (03/11).
Leia mais:
+ Ushuaia: os encantos do fim do mundo
+ 7 motivos para você não perder a etapa do Rocky Mountain Games em Juquitiba
+ 4 destinos para pedalar e surfar no mesmo dia
O acidente aconteceu em uma área de acesso proibido conhecida como “Cueva de Jimbo”, ou Caverna de Gelo, uma área de geleiras que fica dentro do Parque Nacional da Terra do Fogo. Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra o momento em que o grupo de turistas brasileiros avança para o interior da caverna.
A pessoa que filmou estava mais afastada do local proibido, mas é possível ver um enorme pedaço de gelo que se desprende bem na entrada da caverna e cai sobre a vítima. Imediatamente, o brasileiro que gravava começou a correr. As imagens também mostram uma placa onde se lê: “Alerta! Não entre.” Confira o vídeo abaixo:
#CerroCuevadeJimbo #Ushuaia
Desprendimiento de placas de hielo sobre un turista brasileño, quitandole la vida. pic.twitter.com/dfWNLjEeUn— Angel Fretes (@angelfretestdf) November 3, 2022
O brasileiro que veio a óbito ainda não teve seu nome identificado, mas segundo informações do G1, a vítima teria 37 anos. Ele estava viajando pela Argentina há alguns meses e morava em um trailer que estava estacionado no camping do Rio Pipó.
Dedicado a resgates na região, a Comissão de Auxílio de Ushuaia publicou um comunicado nas redes sociais alertando que “o acesso a esta caverna é proibido devido ao perigo representado pela possível queda de gelo ou pelo colapso da caverna, aviso que está indicado no outdoor perto do local.”
Segundo relato do Instagram, por volta das 16h a Comissão disse que recebeu o pedido de resgate do turista que sofreu um traumatismo grave na cabeça. A brigada chegou ao local por volta das 19h30, mas a vítima já se encontrava sem vida. Após a operação que durou mais de 6 horas, os socorristas desceram o corpo e os outros turistas até uma base de operações.
O G1 conversou com responsáveis pelo resgate que disseram que a Justiça da Argentina está conduzindo uma investigação sobre o acidente.
A equipe Go Outside presta condolências à família e amigos da vítima.