Publicidade

Como a corrida pode melhorar o desempenho atlético em outras modalidades

As razões que levam milhares de pessoas a correr – na esteira, na estrada ou em trilhas – são inúmeras. Seja para melhorar o desempenho atlético, o condicionamento físico geral ou a capacidade aeróbica, a corrida é uma maneira universalmente aceita para quem busca benefícios extras à saúde em diferentes contextos de vida.

Veja também
+ 4 maneiras de tornar sua corrida mais sustentável
+ Bruxa Solta: os maiores vilões da sua corrida
+ As aventuras do empresário Bernardo Fonseca no universo outdoor

Além disso, calçar um tênis e adquirir milhas por aí, também é parte significativa do treinamento de diversos atletas de outras modalidades, como futebol, vôlei, tênis, surf, ciclismo e outras inúmeras disciplinas esportivas.

“A corrida é um movimento natural do corpo humano e muito democrática, já que em qualquer lugar que você esteja basta colocar um tênis e sair correndo. É uma ferramenta poderosa para a preparação física da maioria dos esportes”, comenta Cintya Portella, treinadora de corrida da Assessoria Núcleo Avetura e personal trainer especializada em treinamento funcional.

Como a corrida se traduz em outros esportes?

Correr é uma das melhores atividades para o condicionamento cardiovascular geral e para aumentar o VO2 máximo de um atleta. Em complemento com o esporte principal, um bom plano de corrida pode trazer mais resistência e tornar o atleta mais rápido. Essa é uma das razões pelas quais você costuma ver tantos adeptos de outras modalidades usando a corrida para evoluir no seu esporte.

Por outro lado, vale mencionar que os corredores também devem se empenhar em outras disciplinas esportivas. Isso porque, embora incrivelmente em forma do ponto de vista cardiovascular, quem só pratica corrida tende a ter alguns pontos fracos, como força do quadril e glúteos, equilíbrio e força da parte superior do corpo.

Uma das hipóteses que a ciência cita é que correr é um exercício que só funciona em um plano de movimento. Falta, portanto, o movimento lateral – que vem mais de outros esportes, como por exemplo, tênis e futebol.

Ainda sim, ao tornar a corrida parte do regime, atletas de outros esportes melhoram seu condicionamento e, consequentemente, seu desempenho atlético. Da mesma forma, corredores devem se envolver em outras modalidades com o intuito de trabalhar certos músculos e padrões de movimento para evitar lesões comuns.

Por que a corrida melhora o desempenho atlético?

Já sabemos que os benefícios da corrida são enormes. Mas afinal, por que a corrida melhora seu desempenho atlético? Justificamos 5 razões para te convencer a incluir a corrida no seu planejamento de treinos:

Aumenta a resistência

A primeira coisa a notar é que a corrida exige grande resistência, algo que é necessário quando se trata de outras modalidades esportivas. Quanto mais você melhora suas habilidades de corrida, mais você cresce em sua resistência – que em troca reflete em outros esportes.

Um bom exemplo aqui é o futebol. Isso porque, sem aumentar a resistência em práticas esportivas que tem corrida, o atleta não pode alcançar o melhor desempenho. Portanto, incorporar a corrida como parte do treinamento ajudará a melhorar a melhor performance geral em qualquer esporte em que você esteja envolvido.

Melhora a força do joelho

Correr é considerado um ótimo exercício para melhorar a flexibilidade e se manter em forma. Qualquer modalidade esportiva que exija grande flexibilidade, pode ser beneficiada com um planejamento de corrida.

Além disso, uma das crenças falsas mais alardeadas por aí é a de que correr detona completamente os joelhos. Pesquisas descobriram, no entanto, que a corrida pode ajudar a prevenir casos de osteoartrite ou dor no joelho em atletas.

Embora o exercício em si não ajude diretamente a prevenir especificamente a dor no joelho, ela ajuda a manter o IMC sob controle e, ao mesmo tempo, mantém os músculos das pernas mais fortes. Como tal, seu desempenho atlético é melhorado, pois você reduz a chance de sofrer algumas lesões.

Melhora a saúde cardiovascular

Um coração saudável é essencial para o desempenho atlético em qualquer esporte que seja. Correr ajuda a melhorar seu condicionamento cardiovascular e o bom é que você não precisa exagerar para obter esses benefícios.

Se você estiver saudável e adquirir o hábito de correr, o seu coração também ficará mais forte. Colocar apenas alguns minutos de corrida ou atividade aeróbica todos os dias pode ajudar a prolongar sua vida e, consequentemente, melhorar seu desempenho atlético na sua atividade principal.

Ajuda a exercitar a mente

Além de fortalecer o corpo físico, correr é uma ótima maneira de exercitar sua mente – e sabemos que todo atleta deve estar com a preparação mental em dia para alcançar seu melhor desempenho.

Isso acontece, porque a corrida ajuda os atletas a se concentrarem mais, já que é um exercício que exige lidar com a fadiga e os obstáculos.

Esteja você em uma competição de tênis ou de surf, sua mente precisa estar afiada e focada para alcançar uma performance ideal e a corrida vai te ajudar nisso.

Correr ajuda atletas a perder peso

A corrida é um dos poucos exercícios que envolvem o movimento contínuo de todo o peso do corpo. Além disso, em complemento com o esporte principal, correr ajuda a queimar ainda mais calorias.

Como tal, atletas que precisam perder peso para melhorar seu desempenho se beneficiam – e muito com a corrida.

Dica bônus

Definitivamente, existem inúmeros benefícios associados a esse esporte, incluindo imunidade reforçada, função cognitiva aprimorada e melhora na autoestima. Não há limite para o que você pode ganhar com a corrida. No entanto, é bom notar que correr é um exercício de impacto e exige, portanto, o equipamento certo, que deve ser seguro, com o devido amortecimento e confortável.

Planilha de corrida para melhor desempenho atlético

Para ajudar a galera de outras modalidades a incrementar a corrida no planejamento de treinos, a treinadora Cintya Portella preparou uma planilha focada na melhora da saúde cardiovascular.

“Esse é um treino bem completo, bem direcionado para quem quer ter um avanço no condicionamento físico”, avisa Cintya. “Apesar de cada esporte ter sua especificidade, a corrida, por ser um esporte muito dinâmico, nos ajuda muito na preparação e de infinitas formas possíveis. Bata ter criatividade”, finaliza ela.

Legenda
Trote leve: frequência cardíaca 65% a 75%
Ritmo moderado: frequência cardíaca 80%
Ritmo forte: frequência cardíaca 85%
Ritmo muito forte: frequência cardíaca 90%







Mais Conteúdos

FILA lança seu primeiro modelo de trail run

A FILA acaba de estrear no universo do trail run com o lançamento do Racer Skytrail. O tênis foi desenvolvido para treinos e provas...

Treinar à noite: Strava lança novos mapas de calor mirando na segurança

O Strava anuncia o lançamento de mais dois heatmaps na plataforma: o Mapa de Calor Noturno e o Mapa de Calor Semanal. O objetivo...

5 sinais de que você não está comendo o suficiente

Rodar com o tanque vazio não é uma boa ideia quando o assunto é a saúde de um veículo. Para corredores que estão subalimentados,...

Por que um influencer foi banido da Maratona de Nova York?

A Maratona de Nova York é talvez o evento mais claustrofóbico dos esportes de resistência. Mais de 50 mil corredores se espremem ombro a...