Paris 2024: Marcha das Mulheres inspira percurso da maratona

Por Redação

paris 2024
Prova passará por vários monumentos emblemáticos da capital francesa. Foto: Reprodução.

A “Marcha das Mulheres a Versalhes”, um dos marcos históricos da Revolução Francesa, serviu de inspiração para o percurso da maratona das Olimpíadas de Paris 2024.

A prova, que pela primeira vez será aberta também a atletas amadores, teve seu trajeto revelado na última semana pelo Comitê Organizador dos Jogos.

Os maratonistas vão largar do Hotel de Ville, no centro de Paris, e correr até o Castelo de Versalhes, retornando ao centro da cidade para a chegada no Palácio dos Inválidos.

Veja também
+ A importância de ter um grupo de corrida e ocupar espaços
+ 4 lições do treino de Eliud Kipchoge, recordista e GOAT da maratona
+ Por que os carboidratos são tão importantes para a recuperação

Ao longo de seus 42 km, a prova passará por outros inúmeros monumentos emblemáticos da capital francesa como Opera Garnier, Place Vendôme, Jardim das Tulherias, Louvre, Praça da Concórdia, Trocadéro e Torre Eiffel.

O trajeto é uma homenagem ao histórico movimento de outubro de 1789, quando milhares de mulheres caminharam da prefeitura de Paris até Versalhes e levaram à força o rei Luis XVI de volta à capital.

Graças à pressão amplificada por esse grupo de mulheres, descontentes com a crise alimentar na França, o monarca acabaria por ratificar a Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão poucos meses após a Revolução Francesa.

“Será um desafio físico e esportivo monumental e uma justa homenagem às mulheres que mudaram a história. Esta Maratona será um dia para lembrar e, do fundo do meu coração, espero fazer parte dela”, destacou Mélody Julien, maratonista francesa.

paris 2024
Prova passará por monumentos emblemáticos da capital francesa. Foto: Reprodução.

“Os atletas, os milhares de espectadores e os milhões de telespectadores vão experimentar um alinhamento especial de locais icônicos, desde a capital francesa até Versalhes, passando pelas paisagens emblemáticas da Ile-de-France. Neste cenário excepcional, os atletas também enfrentarão um desafio esportivo de dificuldade sem precedentes, graças a um percurso difícil com subidas significativas”, acrescentou Tony Estanguet, presidente do Comitê Organizador.

Além de uma rota inovadora, a maratona de Paris 2024 traz também uma novidade no que diz respeito ao cronograma dos Jogos.

Pela primeira vez desde a inclusão da maratona feminina no programa, em Los Angeles 1984, a prova encerrará as Olimpíadas, no dia 11 de agosto, após a disputa entre os homens, que acontecerá no dia 10.