O alpinista nepalês Nirmal “Nims” Purja voltou aos picos altos depois de ser transportado de avião para um hospital de Katmandu após um acidente de parapente na segunda-feira, 19 de setembro.
Leia mais:
+ As 10 piores tragédias da história no Monte Everest
+ Mardi Himal: a montanha no Himalaia para quem quer fugir das lotações
+ Estas imagens de drone do topo do Everest são impressionantes
O Himalayan Times informou na tarde de segunda-feira que Purja atingiu uma rocha enquanto voava de parapente perto do Manaslu, a 8163 metros, e deixou o acampamento base da montanha de helicóptero para passar por um check-up no hospital HAMS na capital do Nepal. Uma fonte disse ao jornal que Purja sofreu apenas ferimentos leves no acidente.
Na terça-feira (20), Purja postou uma atualização em suas contas de mídia social sobre o incidente.
“Sempre vou manter [minha rede social] real, então quando digo que levei um pequeno tombo durante um de meus saltos (o que pode ser comum em terrenos irregulares!) [de] de parapente, foi só isso”, publicou Purja. “Sem dramas – eu reiniciei e voltei ao ar o mais rápido possível. Não se preocupe, estou ótimo.”
Vários meios de comunicação pegaram as notícias iniciais sobre o acidente de Purja, e ele escreveu que não esperava que o incidente gerasse tanta atenção.
“Fiquei surpreso ao ver algumas histórias que fizeram parecer mais dramático”, escreveu ele. “Ninguém falou comigo sobre isso, ou eu teria dito a eles o que realmente aconteceu. Eu posso rir disso, mas para minha família e amigos, quando eles lêem coisas assim, eles ficam muito preocupados.”
Ver essa foto no Instagram
A atenção da mídia é indicativa do status de celebridade de Purja no Nepal. Isso porque ele se tornou um ícone do alpinismo após bater o recorde de escalada dos 14 picos do planeta acima de 8.000 metros. Em 2019, Purja escalou os 14 picos em seis meses e seis dias, cortando mais de seis anos do recorde anterior de velocidade nas montanhas. A história virou um documentário disponível na Netflix, chamado 14 Montanhas, 8 Mil Metros e 7 Meses, que recebeu aclamação global depois que foi ao ar no ano passado.
Purja continua a trabalhar nos picos altos com sua empresa de orientação Elite Exped, e no início deste ano ele liderou expedições em Kanchenjunga, Monte Everest e K2, onde organizou um esforço de limpeza no acampamento alto.
A Elite Exped está liderando uma expedição ao cume de Manaslu esta semana. A equipe planeja subir aos acampamentos mais altos da montanha na terça e quarta-feira, com um empurrão planejado para o cume na quinta-feira. Na segunda-feira, ele postou um vídeo no Instagram de seu voo do Manaslu Base Camp a 4785 metros até a cidade de Samagaun, a aproximadamente 3657,6 metros. No vídeo, Purja distribuiu 50 pares de sapatos de escalada para crianças em idade escolar.
Purja escreveu no Instagram que os voos de parapente fazem parte de um esforço mais amplo para ver se a atividade pode se tornar um atrativo turístico para a empresa. “Nossa equipe tem trabalhado muito nos bastidores para realizar o primeiro estudo de viabilidade para abrir o caminho para voar dos picos de 8.000 metros do Nepal”, disse Purja.