Muitas vezes, o estresse contínuo causado pela rotina, pode causar ansiedade e preocupação – o que torna difícil conseguir relaxar para adormecer. Entre as muitas alternativas possíveis que podem ajudar a dormir, as práticas da Ayurveda também podem ser boas aliadas.
+ 7 alimentos para te ajudar a dormir melhor
+ Os 6 melhores chás para ajudar você a dormir
A falta de sono não é apenas irritante; é uma crise nacional de saúde pública. No Brasil, 73 milhões sofrem de insônia, segundo a Associação Brasileira do Sono. Não ter um sono reparador pode afetar todos os aspectos da vida, desde o humor até a capacidade de, literalmente, ‘funcionar’ de forma eficaz no seu dia.
Identificando os desreguladores do sono
Raj Dasgupta é professor de medicina pulmonar, cuidados intensivos e medicina do sono na Universidade do Sul da Califórnia. Segundo ele, muitas coisas podem contribuir para uma noite de sono ruim e causar sonolência diurna excessiva, além de fadiga. Aqui estão alguns dos maiores culpados:
- Receber muita estimulação antes de dormir (TV, iPad, telefone)
- Consumir muita cafeína ou álcool no final do dia
- Dormir em um ambiente barulhento
- Dormir muito durante o dia
- Falta de exposição ao sol
- Alguns medicamentos prescritos
- Estresse, preocupação, depressão e ansiedade
- Distúrbios subjacentes do sono, como insônia, apneia do sono ou síndrome das pernas inquietas, que podem ser diagnosticados por um especialista em sono.
Maneiras fáceis de melhorar seu sono
Melhorar seu sono não precisa ser difícil. Uma mudança fácil que pode ajudá-lo a dormir melhor: não role as notícias antes de dormir e não entre nas redes sociais. “Mesmo que a noite possa parecer o momento perfeito para acompanhar as últimas informações sobre o mundo, você deve tentar evitar coisas que possam causar ansiedade antes de dormir”, diz Dasgupta.
Ouvir ou ler sobre todas as coisas ruins que acontecem no mundo é um pouco como assistir a um filme de terror antes de dormir, diz ele. Imagens e informações sobre violência ou medo podem estimular sua mente e impedir que você tenha uma transição suave para o sono. Simplificando: “Chega de assistir Stranger Things e se preocupar se Eleven vai ficar bem”, diz Dasgupta.
A luz azul das telas também suprime a liberação de melatonina pelo corpo, o hormônio que faz você se sentir sonolento. Uma abordagem melhor: desligue as telas pelo menos uma hora antes de dormir e, em vez disso, leia um livro edificante ou não desencadeante.
Se essas mudanças não ajudarem – ou você estiver procurando outras maneiras de dormir melhor à noite – a antiga ciência indiana do Ayurveda também pode ajudar.
+ Levedura nutricional: alimento vegano lembra queijo e traz benefícios à saúde
Práticas da Ayurveda para um sono reparador
Svastha é a palavra sânscrita para saúde. No Ayurveda, svastha significa trazer o corpo e a mente em equilíbrio para o bem-estar ideal. “Um dos principais pilares da saúde na Ayurveda é o sono adequado”, diz Anita Sundaram , educadora ayurvédica e praticante ao longo da vida. “O sono é um momento natural para o nosso corpo, mente e espírito descansarem, desintoxicarem e redefinirem as atividades do dia.”
A Ayurveda oferece muitas ferramentas práticas para equilibrar os ciclos de sono, aterrar a mente e adotar rotinas diárias, o que pode resultar em melhor descanso, diz Sundaram. “Tudo se resume ao estilo de vida e à recuperação e apoio aos ritmos naturais do nosso sistema.” Aqui estão algumas de suas maneiras favoritas de estabelecer uma rotina diária que incorpore estabilidade e equilibre o sistema nervoso:
- Pratique Abhyanga: O ritual ayurvédico chamado Abhyanga – automassagem usando um óleo de ervas quente em todo o corpo – pode trazer um sono melhor. Se massagear todo o corpo parece muito assustador, comece com o couro cabeludo e os pés. Antes ou depois do banho, faça uma massagem relaxante nos pés com algumas gotas de óleo de gergelim orgânico quente ou óleo de amêndoa. A cabeça está cheia de receptores nervosos, então um pouco de óleo no couro cabeludo envia uma mensagem ao cérebro de que é hora de desligar. O calor do corpo ajuda a aterrar vata , o dosha associado ao ar e ao movimento.
- Beba leite morno temperado: Escalde – não ferva – o leite de sua escolha, adicione uma pitada de cardamomo, noz-moscada, canela ou gengibre. Você pode até adicionar um pouco de ghee ao leite. Saborear esta guloseima uma hora antes de dormir pode ajudar a promover a digestão e o sono.
- Diminua as luzes: à medida que o sol se põe, diminua as luzes em casa para sinalizar ao seu cérebro que o ritmo frenético do dia está chegando ao fim.
- Use óleos essenciais: invista em um difusor de óleos essenciais e óleos essenciais de alta qualidade, como sândalo ou olíbano, que são calmantes e aterradores para a mente e o espírito.
- Faça do seu quarto um lugar sagrado: ter um santuário relaxante o ajudará a descansar melhor. Invista em roupas de cama aconchegantes, iluminação suave e uma máquina ou aplicativo de ruído branco.
Anusha Wijeyakumar é consultora de bem-estar no Hoag Hospital em Orange County, Califórnia, e autora de Meditation with Intention .