Publicidade

SÃO LUIZ DO PARAITINGA

Trilhas com vista para o litoral, esportes de aventura e muita natureza, além de um Carnaval inesquecível


Situada no caminho entre Taubaté e Ubatuba, São Luiz do Paraitinga é conhecida pelas fortes tradições caipiras. O centro, tombado pelo Condephaat, foi devastado pelas enchentes que varreram a região no verão de 2010. Felizmente ele se reergueu, graças, em boa parte, à forte e orgulhosa cultura local. Mas São Luiz também tem muito a oferecer para além de suas ladeiras. O município abriga uma porção de cachoeiras e um núcleo do Parque da Serra do Mar.

PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO MAR – NÚCLEO SANTA VIRGÍNIA

Principal atração do ecoturismo da cidade, o parque tem duas bases e diversas trilhas. Na base administrativa, destaque para a Trilha do Rio Ipiranga, que percorre 17 km em cinco horas em um passeio que inclui cachoeira e observação de grandes animais, como queixadas. Já a Trilha da Pirapitinga (5,5 km em quatro horas de percurso) tem dificuldade moderada e leva a três cachoeiras: Andorinhas, Salto Grande e Saltinho. A do Poço do Pito (8 km em cinco horas) margeia o Paraibuna e passa pelas quedas do Lajeado. A do Saltinho, moderada, dura 3h30, passa por antigos fornos de carvão e chega à Cachoeira do Saltinho, onde é possível observar o pirapitinga, peixe ameaçado de extinção.

A outra base do parque, que fica no município vizinho de Natividade da Serra, tem uma das trilhas mais famosas da região, a do Corcovado. Exigente, tem duração de oito horas e extensão de 20 km. O esforço vai compensar quando você chegar a 1.168 m de altitude e ganhar uma vista do Litoral Norte que alcança a Ilhabela e São Sebastião, em dias abertos.

O núcleo foi inaugurado em 1989, após a desapropriação das antigas fazendas Ponte Alta e Santa Virgínia (daí o nome). Uma das características de sua vegetação são as florestas de neblina, formadas no encontro da altitude elevada com a alta umidade. Dentre os animais encontrados no parque, destaque para o sagui-da-serra-escuro, a onça-parda e o sapinho-pingo-de-ouro.

FIQUE ATENTO

Quase todas as trilhas precisam de guia. A melhor época para a do Corcovado é no outono e inverno, quando chove menos e a vista é melhor.

SERVIÇO
Base administrativa: Rodovia Oswaldo Cruz, km 78, Alto da Serra, São Luiz do Paraitinga
Base Vargem Grande: Rua 8, s/nº, Vargem Grande, Natividade da Serra
Aberto de quarta a domingo, das 8h às 16h
R$ 16
Tel.: 12 3671-9266
pesm.santavirginia@fflorestal.sp.gov.br

SETE CACHOEIRAS E RIO PARAIBUNA
A Trilha das Sete Cachoeiras é um roteiro completo, que traz o melhor do turismo de natureza de São Luiz. Em um passeio de até cinco horas, passando por piscinas naturais e quedas d’água, uma caminhada de 7 km pela zona rural leva a um mirante a 1.450 m, que nos dias mais inspirados oferece vista até Itatiaia, já no Rio de Janeiro.

Outra aventura disputada é o rafting no Paraibuna, rio que nasce na vizinha Cunha e deságua no Paraíba do Sul. Há três percursos disponíveis, com duração de duas a seis horas e corredeiras nível III a V (na escala que vai de I a VI).

SERVIÇO
Trilha das Sete Cachoeiras – Estrada do Pinga, km 2,5, Catuçaba, São Luiz do Paraitinga – SP

LOGO ALI
Além da riqueza arquitetônica, São Luiz é famosa pelas festas, como a do Saci, do Divino Espírito Santo e, especialmente, o Carnaval, que prioriza as marchinhas locais. Evite estas épocas se quiser sossego.