Publicidade

PARQUE ESTADUAL INTERVALES

Mais um prato cheio para os fãs de cavernas

Menos conhecido que o Petar, o Intervales também tem uma imensa diversidade em cavernas. Já são 150 catalogadas nessa área de 41,7 mil hectares com mananciais, sítios arqueológicos e espécies raras ou ameaçadas de extinção, como jaguatiricas, onças-pintadas, antas, veados, monos-carvoeiros e jacutingas – caçada ao longo de séculos, a ave está extinta em praticamente todo o resto da Mata Atlântica, menos no contínuo florestal formado pelos parques estaduais Intervales, Carlos Botelho e Alto Ribeira.

O nome do parque, criado em 1995, é uma referência à localização de sua sede, entre os vales do Ribeira e do Paranapanema, na serra de Paranapiacaba. A maioria de suas 16 trilhas são fáceis e moderadas, com cachoeiras, matas primárias e secundárias e grutas ideais para iniciantes.

CAVERNAS
Algumas trilhas de cavernas se destacam. A Gruta Colorida tem este nome porque suas rochas refletem diferentes colorações quando são iluminadas. Ela é lar de espécies ameaçadas, como o caranguejo-de-água-doce. A Trilha da Gruta Luminosa é de nível avançado: são 4h bem puxadas para ver uma cascata interna e o espetáculo da entrada de luz por uma claraboia que, por volta das 13h da tarde, produz um cenário lindo. A Jayne Mansfield, tão ou mais difícil quanto a da Gruta Luminosa, tem uma estalagmite que lembra o rosto desta musa da Hollywood dos anos 1950.

OUTRAS TRILHAS 

Na Trilha do Mirante da Anta, a cerca de 1000 m de altitude, é possível perceber a transição de vegetação. Na chamada floresta nebular, as árvores são menores e há muitos musgos, bromélias e orquídeas. A Trilha Autoguiada – cujo nome evidencia o padrão do parque, de trilhas que exigem a companhia de monitores -, é um passeio pela história do local. Lá é possível ver uma cava de mineração da década de 1930, uma capela erguida durante a ditadura militar e outros marcos da antiga fazenda Intervales. Por fim, os ciclistas passam quatro horas à vontade na Trilha da Água Comprida, percurso com subidas e descidas ao longo de 7 km, em meio à mata e com um revigorante poço de águas cristalinas.

Fique atento
É necessário agendar com antecedência a visita ao parque.

Serviço
Estrada Municipal, km 25, Zona Rural, Ribeirão Grande

Aberto de quarta a domingo, das 10h às 17h
R$ 16
Tel.: 15 3542-1511

Email: pe.intervales@fflorestal.sp.gov.br