PARQUE ESTADUAL CARLOS BOTELHO
Fauna e flora exuberantes a poucas horas de São Paulo
Na Serra de Paranapiacaba, a apenas 200 km da capital, este parque em São Miguel Arcanjo abriga florestas densas e bem preservadas. A riqueza da fauna é impressionante: 342 espécies de aves, 60 de mamíferos, 70 de anfíbios, 31 de répteis e 56 de peixes já foram catalogadas. O parque é o lar do mono-carvoeiro (também chamado de muriqui-do-sul), o maior primata das Américas, do mico-leão-preto e da jacutinga. Ao visitá-lo, dá para entender por que as unidades de conservação da Mata Atlântica no Vale do Ribeira constituem o único patrimônio da humanidade localizado em São Paulo.
São 16 trilhas ao todo, com níveis variados de dificuldade. A das Bromélias é adaptada para pessoas com deficiência e pontua o caminho com as plantas que batizam a trilha. Orquídeas e o bosque de araucárias convidam para um piquenique no deque. A da Cachoeira do Muriqui leva a uma queda d’água de 25 m.
DE BIKE
O parque oferece duas rotas para pedalar. No Ciclorroteiro Off-Road Mico-Leão-Preto – um percurso fácil de pouco mais de uma hora e cerca de 12 km – há grandes chances de você conseguir ver o mico. O São Domingos é mais difícil, com 22 km e trechos em meio à floresta.
OBSERVAÇÃO DE ANIMAIS
Prepare o binóculo. Duas trilhas são dedicadas à observação da fauna. Na dos Primatas, você pode ver o muriqui-do-sul, bugio-ruivo, macaco-prego e o famoso mico-leão-preto, entre outros. Além disso, o percurso passa por ruínas de fornos de carvão da década de 1940. Na Trilha da Observação de Aves, é possível flagrar espécies endêmicas (que só existem nessa região) e ameaçadas de extinção. Destaque para o picapau-de-cara-canela, araponga, jacutinga e pichochó.
FIQUE ATENTO
É necessário agendar com antecedência a visita ao parque.
Serviço
Rodovia SP-139, km 78, Abaitinga, São Miguel Arcanjo
Aberto todos os dias, das 9h às 16h
R$ 16
Tel.: 15 3279-0483