PE CAMPINA DO ENCANTADO
Uma terra onde o fogo brota do chão
Esta planície litorânea em Pariquera-Açu é repleta de lendas. Afinal, não é em todo lugar que se veem chamas de cor alaranjada e azulada brotando do solo: é só perfurá-lo com uma vareta e acender um fósforo. Isso se deve às turfeiras, depósitos de matéria orgânica, ricos em gás metano, comuns em ambientes de lagunas. A área de 2,3 mil hectares, formada por várzeas alagáveis cobertas de matas de restinga, foi decretada parque estadual em 1994. Cinco anos depois, ganhou o nome atual, em homenagem à sua “planície encantada”.
São três trilhas disponíveis. A da Brejaúva dura 30 minutos e a das Palmáceas, 40. Nas duas, o canto de guaxes, arapongas e surucuás faz companhia para os caminhantes. A Trilha do Fogo, ou da Campina, é a mais disputada, por causa das chamas de até 80 cm que saem do chão. Desafiadora, tem seis horas de duração, passa por áreas às vezes alagadas e demanda o acompanhamento de guia. Há limite de dez pessoas por vez e é preciso agendar com antecedência.
FIQUE ATENTO
O parque fica a 52 km de Cananeia. A partir do centro de Pariquera-Açu, são 17 km. A melhor época para ir é de março a setembro, quando chove menos.
Serviço
Estrada do Braço Preto, s/nº, Fazenda Lombadinha, Pariquera-Açu
Aberto de terça a domingo das 8h às 17h
Grátis
Tel.: 13 3856-2267