Publicidade

MOSAICO JUREIA-ITATINS

Três unidades de conservação preservam o entorno deste pedaço bem preservado do litoral sul

Praias, dunas, restingas, manguezais, banhados, mata ciliar, mata pluvial tropical e campos de altitude compõem os 84,4 mil hectares desta estação ecológica, que se alastra por quatro municípios do sul do estado: Peruíbe, Iguape, Miracatu e Itariri. Em 2013, ela ganhou novos aliados na luta pela preservação com o surgimento de dois parques estaduais, Prelado e Itinguçu. Os três, além de outras unidades de conservação menores, formam o Mosaico Jureia-Itatins.

A Praia da Jureia, grande e praticamente deserta, fica no Parque Estadual do Prelado. Ela alterna, ao longo de cerca de 15 km, trechos bons para surfe, pesca e banho. Próxima à barra do Ribeira está uma área mais movimentada e estruturada. Já o pedaço mais bonito e deserto, o Costão da Jureia, fica afastado.

Fauna e flora protagonizam um show à parte. São mais de 120 espécies de árvores, como jacarandá, jatobá, quaresmeira, cedro, angico, figueira e guanandi. Suçuaranas, onças-pintadas, antas, macacos-pregos, monos-carvoeiros, quatis, queixadas, jacutingas, macucos e sabiás-cicas habitam o Mosaico, além de muitos répteis e anfíbios.

FIQUE ATENTO
Na maré baixa, é possível cruzar a praia de carro, pela areia. Mas sempre há riscos de atolamento.

CURIOSIDADE
Estação ecológica é uma unidade de conservação dedicada à preservação e à pesquisa científica. A visitação pública é controlada, voltada a fins educativos e científicos.

TRILHAS
No Prelado, há dois percursos, por restinga, de até 2h30 de duração. Em Jureia-Itatins, a Trilha do Imperador passa por floresta e restinga ao longo de 8 horas de caminhada, com dificuldade moderada. Por fim, no Itinguçu, as quatro trilhas, em floresta tropical pluvial e mata densa, podem levar de 30 minutos a quatro horas para serem percorridas.

LOGO ALI: IGUAPE
20 km de estrada e 10 minutos de balsa separam a Jureia de Iguape, que abriga um bem preservado centro histórico, com casario do século 18. Na Basílica do Bom Jesus de Iguape, que começou a ser construída em 1787, está um museu de arte sacra, e o Museu Histórico e Arqueológico fica na primeira casa de fundição de ouro do Brasil. Iguape conserva tradições dos caiçaras, como a dança fandango.

Serviço

PE do Prelado

Praia da Jureia, Prelado, Iguape

Aberto todos os dias, das 9h às 18h

Grátis

Tel.: 13 3841-2193
Email: pe.prelado@fflorestal.sp.gov.br

PE Itinguçu

Estrada do Guaraú, 4164, Guaraú, Peruíbe

Aberto todos os dias, das 10h às 16h

R$ 16

Tel.: 13 3457-9243
Email: ec.jureiaitatins@fflorestal.sp.gov.br