A primavera chegou, o que significa que há pólen voando por toda parte. Se você está espirrando, você não está sozinho. A chegada da primavera traz alergia para muitas pessoas, mas a boa notícia é que a alimentação pode ser uma aliada para ajudar a aliviar os sintomas.
Leia mais
+ 3 dicas simples de alimentação para manter a imunidade em dia
+ Por que todo mundo deveria beber chá todos os dias, de acordo com um nutricionista
+ 5 dicas para evitar lesões na corrida durante a primavera
Segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), cerca de 30% da população brasileira tem algum tipo de alergia, dos quais 20% são crianças. Os sintomas alérgicos são particularmente comuns na primavera porque é quando as árvores liberam pólen no ar.
Quando você respira, pedaços de pólen podem entrar no nariz, o que aciona o sistema imunológico para liberar anticorpos que atacam o alérgeno. As histaminas são então liberadas na corrente sanguínea, o que leva a sintomas de alergia.
Felizmente, uma dieta saudável pode aliviar seus sintomas de alergia. Ashley Shaw, nutricionista registrada na Preg Appetit, diz que uma dieta à base de plantas ou rica em vegetais com certos nutrientes podem ajudar a aliviar a sensação chata da alergia.
A alimentação certa é uma aliada fundamental porque alguns antioxidantes e vitaminas têm propriedades anti-inflamatórias, que podem atuar como anti-alérgico natural. No entanto, alguns alimentos são mais poderosos do que outros.
Aqui estão oito alimentos que podem ajudá-lo a aliviar os desconfortos da alergia nesta primavera.
1. Pólen de abelha
Acredite ou não, a mesma coisa que você pode ser alérgico pode ajudar a aliviar seus sintomas. O pólen de abelha é uma mistura de pólen de flores, néctar, mel, secreções de abelha e cera. “Pesquisas sugerem que a ingestão de pólen de abelha ajudará seu corpo a criar resistência a esses alérgenos em potencial e, portanto, você pode experimentar menos sintomas de alergia”, diz Supriya Lal, nutricionista registrada. Um estudo de 2008 descobriu que o pólen de abelha inibiu a ativação de mastócitos em animais, o que está ligado à prevenção de reações alérgicas.
No entanto, existem estudos humanos limitados para sugerir que a ingestão de pólen de abelha é eficaz no tratamento de alergias sazonais. Embora seus efeitos possam parecer promissores, consulte seu médico antes de ingerir qualquer um.
2. Beterraba
A beterraba pode funcionar como um anti-alérgico, reduzindo alguns dos seus sintomas de alergia. “Isso ocorre porque elas são compostas de antioxidantes. Especificamente, as beterrabas são preenchidas com betalaínas, que ajudam a contribuir para a rica cor vermelha e demonstraram fornecer propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias”, diz Dr. Kristamarie Collman, médico de medicina familiar e fundador da Prōse Medical. Uma revisão de 2015 descobriu que os pigmentos de betalaína na beterraba desempenham um papel importante na função das células imunes, onde fortalece nossas defesas naturais e suprime invasores estrangeiros.
Embora não esteja exatamente claro quantas porções de beterraba você deve consumir para reprimir seus sintomas de alergia, consumir esse alimento regularmente pode ser útil e pode oferecer algum alívio.
3. Frutas cítricas
Frutas cítricas como laranjas, limões e acerolas são ricas em vitamina C, nutriente essencial para o sistema imunológico. Você pode não esperar que suas alergias de primavera estejam ligadas ao seu sistema imunológico, mas os dois estão conectados. “A vitamina C é um potente antioxidante que apoia a produção e o funcionamento dos glóbulos brancos, o que pode ajudar a reduzir a gravidade dos sintomas alérgicos”, diz o Dr. Collman.
Um pequeno estudo de 2013 descobriu que indivíduos com alergias ou doenças infecciosas que tomaram 7,5 gramas de vitamina C tiveram um declínio de 50% na concentração de histamina. As histaminas podem causar sintomas como coriza, chiado no peito e falta de ar, então este estudo sugere que a vitamina C pode atuar como um anti-histamínico natural. A dose diária recomendada de vitamina C varia, mas geralmente não passa de 100 miligramas, ou 0,1 gramas.
Converse com seu médico antes de tomar uma dose alta de vitamina C.
4. Alho
Este ingrediente saboroso pode lhe dar algum alívio nesta temporada de alergias. “O alho é rico em compostos químicos como alicina e quercetina que podem diluir o muco e melhorar o fluxo nas passagens nasais”, diz Shaw.
Uma revisão de 2020 sugere que a quercetina, um composto vegetal, tem propriedades anti-inflamatórias e sem efeitos colaterais significativos. Estudos demonstraram que reduz a hiper-reatividade das vias aéreas, diminui a produção de muco e diminui o risco de bronquite. A quercetina, como resultado, pode ser um tratamento eficaz para os indivíduos gerenciarem seus sintomas de alergia, observam os pesquisadores da revisão.
5. Gengibre
O gengibre tem um histórico de uso como remédio – e é uma ótima opção para a temporada de alergias. Esse alimento tem benefícios anti-inflamatórios e contém uma riqueza de compostos bioativos.
Um estudo de 2020 comparou a eficácia do extrato de gengibre e da loratadina, um medicamento popular para alergias, em pacientes com rinite alérgica. Os pesquisadores descobriram que o extrato de gengibre era tão bom quanto a loratadina na melhora dos sintomas nasais e na qualidade de vida geral.
Embora pesquisas na área mostrem que o consumo de gengibre pode ser promissor para aqueles que apresentam sintomas de alergia, tenha cuidado ao tomá-lo com outros medicamentos. O gengibre pode causar efeitos colaterais quando tomado com medicamentos como coumadin e aspirina, então fale com seu médico para descobrir se o gengibre é seguro para você.
6. Cebolas
Este vegetal pungente pode ser tão benéfico quanto o alho para abrir e drenar suas passagens nasais. “As cebolas são ricas em quercetina, que tem alguns efeitos anti-inflamatórios e anti-histamínicos”, diz Lal.
Um estudo de 2013 investigou os efeitos da quercetina nas vias aéreas de camundongos. Os resultados mostraram que a quercetina foi eficaz no relaxamento das mesmas e dos músculos pulmonares. Embora este estudo mostre que a quercetina pode ajudar a aliviar as alergias e sintomas da primavera, como falta de ar, são necessárias mais pesquisas para determinar o quanto é melhor.
7. Tomates
Os tomates são ricos em licopeno, um antioxidante que pode reduzir a inflamação desencadeada por uma reação alérgica, diz Shaw.
Uma revisão de 2017 examinou os efeitos de comer alimentos nutritivos e integrais em sintomas como chiado, tosse e dificuldade em respirar. A revisão descobriu que apenas comer duas a quatro porções de tomate por dia reduziu os sintomas asmáticos. Também fortaleceu o sistema imunológico.
Os tomates ainda são ricos em vitamina C, um nutriente que pode neutralizar a histamina e diminuir a inflamação em seu corpo. No entanto, seu corpo absorve melhor o licopeno através de alimentos cozidos. Já que o foco é a melhora da alergia, você deve enfatizar os tomates cozidos sobre os tomates crus.
8. Cúrcuma
Um tempero anti-inflamatório usado há muito tempo, a cúrcuma pode ter um efeito positivo nas alergias da primavera. “Especificamente, a curcumina, um ingrediente da cúrcuma, interrompe a cascata inflamatória que promove doenças crônicas e diminui o estresse oxidativo nas células e nos sistemas orgânicos”, diz Lal.
Um estudo de 2016 descobriu que a curcumina diminuiu significativamente os sintomas nasais em pacientes com rinite alérgica perene, uma condição alérgica crônica que está presente o ano todo.
Mesmo que a curcumina atue como um descongestionante natural, certifique-se de observar sua ingestão. Grandes quantidades de açafrão podem causar efeitos colaterais adversos. Existem cerca de 200 miligramas de curcumina em uma colher de chá de açafrão fresco ou moído. No entanto, é recomendável que você tome cerca de 500 a 1.000 miligramas para experimentar os efeitos anti-inflamatórios.