3 dicas simples de alimentação para manter a imunidade em dia

Por Redação

alimentação imunidade
Foto: shutterstock

Não tem como negar: a alimentação é uma grande aliada da imunidade e tudo aquilo que ingerimos pode diminuir ou aumentar as chances de ficarmos doentes ou ajudar ou atrapalhar a nossa recuperação.

Leia mais:

+ 8 ervas e especiarias com benefícios de longevidade comprovados

+ 7 alimentos para te ajudar a dormir melhor

+ Comer limpo: o que é e quais são os benefícios

De maneira geral, a alimentação saudável é muito mais simples do que parece. Se você comer regularmente uma boa variedade de fruta, legumes e vegetais, incluir regularmente o bom e velho arroz com feijão na sua rotina, evitar o consumo de processados e ultraprocessados – que são ricos em gorduras, açúcares e sódio – você já estará colaborando com a sua saúde.

Mas lembre-se de variar o seus alimentos para garantir um aporte adequado dos nutrientes e também de beber bastante água durante o dia.

E se por acaso você já estiver doente, ou sentir que a imunidade deu uma caída, é ainda mais importante se atentar com a alimentação. Mesmo com pouco apetite, o simples ato de comer bem e saudável tem o potencial de melhorar o quadro e impulsionar a recuperação.

Pensando nisso, a nutricionista Isabela Bertozzo, especialista em nutrição científica e ayurvédica, separou 3 dicas simples de alimentação para manter a imunidade em dia e também se recuperar mais rapidamente quando a gripe te derrubar.

Suco de inhame

Consumir o inhame regularmente durante a semana inhame, fortalece a imunidade. “O inhame é um ótimo alimento para incluir na rotina como forma preventiva de cuidar da saúde”, explica Isabela.

Se você já estiver doente, a recomendação da nutricionista é fazer o suco de inhame e espremer também um limão. Isso porque, além do limão ser fonte de vitamina C, ele também é rico em potássio, clorofila e colabora para alcalinizar o sangue, ajudando a eliminar as toxinas e a diminuir os sintomas da fadiga físico e mental.

Chá forte

Quando a gripe bater de vez, faça um chá com alho, limão e gengibre. Você pode achar o gosto forte, mas a combinação desses ingredientes também é potente e ajuda a aliviar o mau estar. Segundo a nutricionista Isabela, para usufruir melhor dos nutrientes, o alho e o gengibre devem ser fervidos junto com a água. Depois esprema o limão.

Com ação antibacteriana e anti-inflamatória, esse chá também ajuda na melhoria da circulação sanguínea e diminuição de dores de cabeça.

Se você tiver disponível em sua casa, vale a pena incluir também ao final um pouquinho de própolis e mel, já que ambos contam com propriedades antivirais, capacidade de regular o sistema imune, oferecem proteção ao organismo contra infecções e ainda têm ação anti-inflamatória.

Frutas ricas em vitamina C

O consumo regular de vitamina C também é fundamental para manter a imunidade elevada. Mas vale lembrar que não é só a laranja que contém esse nutriente. “Um suco de laranja é muito bom, mas se você come uma goiaba tem mais vitamina C do que uma laranja”, explica a nutricionista. “De todas as frutas, a acerola, é a que mais tem vitamina C, então um punhado de acerola já tem a quantidade necessária desse nutriente”, revela ela.

Mas vale relembrar que o mais indicado é sempre variar os alimentos. “Alterne a fonte de vitamina C com abacaxi, limão, laranja e aí você pode incrementar essas frutas no suco de inhame e tornar a refeição ainda mais nutritiva e poderosa para a imunidade”, comenta.

Para ficar por dentro de mais dicas da nutricionista Isabela Betozzo, acesse aqui.







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo