Todo atleta de elite, seja corredor, ciclista, surfista, nadador ou ginasta, já foi iniciante em seu esporte. Assim como você, ela começou do zero, aprendendo o básico, tropeçando em acertos e erros e, eventualmente, saindo por cima.
Leia mais:
+ Estes exercícios vão te ajudar a fortalecer algumas partes mais frágeis do corpo
+ Como melhorar o seu desempenho na corrida – sem correr
+ 4 destinos para pedalar e surfar no mesmo dia
Se você é novo na prática de exercícios ou está retornando após um longo hiato, há alguns fatos que você deve saber antes de começar. Tenha isso em mente enquanto você segue em direção às suas metas de condicionamento físico.
7 fatos sobre exercícios que ninguém te conta:
Academias são ótimas, mas você não precisa de uma para ter sucesso
Se você não gosta de compartilhar seu espaço com outras pessoas suadas, ou está tentando economizar seus centavos, não se preocupe: você pode fazer um treino matador sem sair da sua sala de estar. Tudo o que você precisa é do seu peso corporal, halteres ou faixas de resistência e tênis.
Não se estresse em inventar uma divisão de partes do corpo
Os treinos de corpo inteiro são melhores para iniciantes. Esses programas usam movimentos compostos – aqueles que trabalham vários grupos musculares simultaneamente, como agachamentos, mergulhos, flexões e estocadas – para construir seu corpo de maneira uniforme e sinérgica enquanto queima uma tonelada de calorias. Aqui está uma vantagem: se você fizer esses movimentos em rápida sucessão (ou seja, sem muito descanso entre eles), o treino também se torna cardiovascular, queimando ainda mais calorias e economizando muito tempo caminhando em uma esteira.
Faça seu cardio rápido e direto ao ponto
Sim, há lugar para longos períodos de cardio lento e constante se você for um maratonista ou tiver problemas médicos. Se nenhum deles se aplicar, mantenha seu cardio em menos de 30 minutos por sessão e bata com força. Pesquisas indicam que exercícios de alta intensidade queimam mais calorias totais, melhoram a resistência e o consumo máximo de oxigênio e eliminam a gordura na metade do tempo que levaria para alcançar o mesmo resultado com o cardio tradicional. Bônus: o treinamento de alta intensidade também aumenta a produção de compostos de construção muscular e queima de gordura, como o hormônio do crescimento, mantendo você mais jovem por dentro e por fora.
Coloque o alongamento estático por último
Os praticantes de exercícios que estão voltando a se exercitar agora podem se surpreender ao saber que o alongamento estático, no qual você assume um alongamento e o mantém, foi substituído pelo alongamento dinâmico – no qual você solta seus membros com movimentos ativos de amplitude de movimento, como balanços de pernas e círculos de braços – pré-treino. Guarde seus alongamentos estáticos para depois quando estiver aquecido e quiser relaxar e alongar os músculos.