5 praias intocadas para fugir da lotação de ano novo

Por Redação

Foto: shutterstock

A semana das férias coletivas está chegando! Isso significa que grande parte dos trabalhadores já está se organizando para passar a virada de ano nos mais diversos destinos turísticos do país.

Leia mais:

+ 5 ilhas paradisíacas que ficam perto de capitais brasileiras

+ 4 destinos para curtir o litoral norte de São Paulo além do óbvio

+ 4 destinos para pedalar e surfar no mesmo dia

Mas enquanto muitas pessoas adoram o agito tradicional da época, outras preferem optar por lugares tranquilos para fugir da super lotação.

A principal escolha do brasileiro nesta época é o litoral – que costuma receber tanta gente que problemas como trânsito, filas em mercados, lotações nas areias e barulho de som alto se tornam realidade. Ainda sim, existem pedaços de paraísos com água do mar ainda pouco explorados onde é possível ter contato com a natureza e se sentir totalmente em paz.

Com o intuito de ajudar a definir a programação da semana de Ano Novo, separamos 5 praias intocadas para você que quer fugir do tumulto durante as férias.

Vale lembrar que muitas pessoas procuram por destinos menos convencionais e que, mesmo assim, muito provavelmente eles estarão mais cheios do que o normal. Mas garantimos: você vai curtir de forma tranquila do que nas praias tradicionais. Isso porque nossa seleção inclui destinos de acesso mais difícil – e é isso que as torna mais vazias.

Praia de Martim de Sá, Paraty (RJ)

Martim de Sá é uma praia paradisíaca e isolada localizada na Reserva Ecológica da Juatinga, Área de Proteção Ambiental (APA) em Paraty. Com grande faixa de areia clara e fina, o local tem um rio que desemboca em um mar limpo e transparente, além de algumas cachoeiras. Para chegar até la, você precisa ir até Paraty e de lá existem duas opções: ou você pega do porto uma lancha rápida até Martim de Sá ou você vai de trilha até Pouso da Cajaíba e de lá pega outra até o destino. A maioria dos turistas opta por ficar acampado, mas existe a opção de alugar as poucas casinhas caiçaras da região.

Praia do Bonete, Ilhabela (SP)

trilha do bonete ilhabela
Foto: shutterstock

Na temporada de verão, a Praia do Bonete, em Ilhabela, fica mais cheia do que normalmente, mas mesmo assim, é um lugar muito mais tranquilo do que a esmagadora maioria dos destinos litorâneos do Brasil. Localizado em uma comunidade caiçara de 350 pessoas, a região é paradisíaca e conta com diversos atrativos, como trilhas, mirantes, poços de água doce, surf e passeios de barco. Para chegar lá, existem duas opções: Ou por uma linda trilha de cerca de 13km ou de barco. A saída do barco pode ser feita do centro de São Sebastião, de uma pequena praia chamada Praia do Tebar – o que facilita muito, porque o turista não precisa perder tempo atravessando a balsa até Ilhabela.

Praia do Satu, Caraíva (BA)

Foto: shutterstock

Para quem gosta de lugar tranquilo, a melhor pedida na região de Caraíva é a Praia do Satu. Localizada a 4 km da Vila de Caraíva, o destino tem lindas piscinas naturais na maré baixa, falésias e coqueiros que emolduram a paisagem e, de quebra, duas belas lagoas, sendo uma de água doce e outra de água salgada. A distância da Vila de Caraíva ajuda a manter essa praia praticamente deserta. Por lá há somente algumas cabanas e um bar comandado pelo Ataíde, filho do Satu. Para chegar à Praia do Satu, a partir do vilarejo de Caraíva, atravesse o Rio Caraíva (de barco ou a pé) e siga pela areia por cerca de uma hora. Serão 5 km até a Praia do Satu. O ideal é fazer o passeio na maré baixa.

Praia Vermelha, Imbituba (SC)

Foto: shutterstock

A Praia Vermelha é um daqueles paraísos que não tem nenhuma infraestrutura – então lembre-se de levar um lanchinho na bolsa caso decida passar o dia por lá. Em contrapartida, o visual absolutamente selvagem é o suficiente para conquistar qualquer pessoa. Por lá, os costões verdejantes geram um belo contraste com o mar azul, e a faixa de areia é mais compacta, facilitando caminhadas à beira-mar. A partir da Praia Vermelha você pode encarar uma trilha que percorre uma planície bem verde entre as pedras até chegar à vizinha Praia do Ouvidor. Para chegar lá, pegue a trilha que se dá pelo Rosa Norte (canto norte da Praia do Rosa). O caminho é todo sinalizado e não tem como se perder.

Praia do Miguel, Paranaguá (PR)

Foto: shutterstock

Pequena, deserta e selvagem, a Praia do Miguel, localizada na Ilha do Mel, é um verdadeiro chamado à meditação, à paz e ao voo livre. Isso porque esta praia reserva muitas surpresas aos amantes de esportes radicais. Para chegar lá é preciso pegar uma trilha que sai do trapiche das Encantadas e leva cerca de 40 minutos. Além disso, nessa região está localizado o Morro do Sabão, famoso por conta de trilhas e escaladas. Vale lembrar que assim como em quase todas as praias da Ilha do Mel, a Praia do Miguel não tem nenhuma infraestrutura.