4 destinos para curtir o litoral norte de São Paulo além do óbvio

Por Redação

destinos litoral norte paulista
Visual de Ilhabela, um dos muitos tesouros do litoral norte paulista. Foto: Shutterstock.

O agito de Maresias e outras praias de São Sebastião, o charme sofisticado de Ilhabela e a natureza abençoada de Ubatuba já são velhos conhecidos dos turistas. Separamos, então, alguns destinos do litoral norte paulista para você fugir do óbvio e, com sorte, do trânsito.

+ Praias do litoral norte quase desertas para fugir de aglomerações em SP
+ Turismo Sustentável: Como fazer com que sua viagem melhore o mundo
+ 7 destinos de viagem que ficam melhores de bike

1 – Trilhas em São Sebastião

Esqueça as praias por um dia e se embrenhe no mato e na montanha para variar. A Trilha do Ribeirão do Itu fica na praia de Boiçucanga e abriga três cachoeiras. A primeira das cascatas, Pedra Lisa, é de fácil acesso e, por isso mesmo, lota na alta temporada. As outras exigem mais preparo e dedicação.

A do Mirante de Paúba liga a praia de Paúba à vizinha Maresias e chega a 50 m acima do mar, em meio aos paredões rochosos. Já a Trilha do Sítio Arqueológico São Francisco, na costa norte da cidade, tem resquícios de estradas, senzalas, pontes e outras edificações de uma antiga fazenda escravocrata em meio a uma vista linda para o canal de São Sebastião, 260 m acima do mar.

2 – Parque Estadual de Ilhabela

Que tal se aventurar pelo interior da ilha? O parque abriga as trilhas para suas duas praias mais bonitas, Castelhanos e Bonete, e tem também outras, quase sempre com vista ou banho em algumas de suas cerca de 250 cachoeiras. A Trilha do Veloso leva à cachoeira de mesmo nome, com 30 m de altura. Tem dificuldade moderada, dura uma hora e é pouco visitada (boa opção para a alta temporada). Se quiser algo menos desafiador, a Trilha da Cachoeira Pancada D’Água é fácil e dura menos de uma hora.

3 – Parque da Serra do Mar, em Caraguá

O Parque Estadual da Serra do Mar tem diversos núcleos espalhados pela costa e a serra. O de Caraguatatuba é um dos mais interessantes, porque é um contraste entre a natureza bruta e o núcleo urbano da maior cidade do Litoral Norte. O parque tem desde trilhas fáceis, para todas as idades, como a do Jequitibá, até desafios intensos: a Trilha dos Tropeiros dura até sete horas e tem vista para a orla. A Estrada da Limeira, ideal para ciclistas, tem 30 km e liga o núcleo de Caraguá ao de São Sebastião.

4 – Destinos do litoral norte paulista: Ilhas de Ubatuba

Das cerca de 100 praias de Ubatuba, algumas têm a paisagem emoldurada por ilhas que são, em geral, de fácil acesso. Maranduba e Almada têm bons pontos de mergulho. Ilha Comprida e Ilha das Couves, ambas dentro do Parque Estadual da Serra do Mar, também são boas para a prática. A turma do caiaque e do SUP tem algumas opções: Ilha do Prumirim, do Pontal (entre as praias do Sapé e da Lagoinha) e Redonda e da Pedra, em Ubatumirim.

Veja mais

Altas ondas em secret do litoral norte paulista

-Publicidade-