5 posturas de yoga ideais para fazer antes da corrida

Foto: shutterstock

Correr pode ser notoriamente difícil para o corpo. Por isso, aqueles que gastam milhas em trilhas ou na calçada precisam se alongar por tanto tempo (ou mais) quanto praticam corrida – e algumas posturas de yoga podem ser fortes aliadas.

Leia mais:

+ 6 posturas de yoga para fortalecer os ombros

+ Pranayama: entenda os benefícios e como praticar

+ Série de posturas de yoga para dormir bem

Além do aquecimento, reservar um tempo para se alongar antes de correr – e não apenas depois – é sim importante. O alongamento também pode neutralizar a tensão e a rigidez resultantes de seus músculos e articulações estarem sujeitos a intensidade e impacto sustentados. Esteja você fazendo uma corrida de três quilômetros ou meia maratona, faça uma gentileza e reserve alguns minutos para esses alongamentos rápidos, mas eficazes, antes de sair.

5 posições de yoga para fazer antes da corrida:

Anjaneyasana (Low Lunge)

Foto: shutterstock

Comece em Uttanasana (flexão para frente em pé) na frente do seu tapete. Traga as mãos para o tapete e pise o pé direito para trás para uma estocada. Ajuste as mãos para que o pé esquerdo fique entre elas e os ombros fiquem acima dos pulsos. Envolva os músculos das pernas enquanto move a pélvis ligeiramente para a frente (como se estivesse trazendo os quadris para a frente do colchonete) para alongar os flexores do quadril da perna de trás. Dê um passo à frente com o pé direito. Repita do outro lado.

Malasana (postura da guirlanda)

Foto: shutterstock

Vá para a frente do seu tapete. Fique em pé com os pés um pouco mais largos que os quadris e os dedos dos pés ligeiramente inclinados para fora. Dobre os joelhos em um agachamento. Se os calcanhares não tocarem o chão, afaste os pés ou coloque um cobertor enrolado sob os calcanhares para trazer o chão até você. Coloque os cotovelos dentro das canelas e junte as palmas das mãos no centro do peito em posição de oração. Pressione suavemente a parte superior externa dos braços contra a parte interna das coxas (não os joelhos) e resista a esse movimento com as pernas.

Alongamento na parede

Foto: shutterstock

Fique em frente a uma parede. Coloque as mãos na parede e deslize-as um ou dois pés acima dos ombros e aproximadamente 45 graus dos ombros. Dê um passo com o pé direito para trás dois pés e meio a três pés e ligeiramente para o lado, como se estivesse entrando em Parsvottanasana (Alongamento Lateral Intenso ou Postura da Pirâmide) . Envolva os músculos das pernas e mova os quadris para trás até sentir um alongamento nos isquiotibiais da perna dianteira. Repita do outro lado.

Alongamento do Quatro

Fique na postura da montanha e junte as palmas das mãos no centro do peito em posição de oração. Dobre os dois joelhos e levante lentamente o pé direito do tapete. Faça uma pausa até encontrar o seu equilíbrio. Cruze o tornozelo direito sobre o joelho esquerdo. Envolva as pernas, flexione o pé direito puxando os dedos dos pés para o lado direito e dobre os quadris. Comece a trazer os quadris para trás e incline o peito para a frente em direção às coxas até sentir o alongamento na parte externa do quadril e nos glúteos. Saia da mesma maneira que entrou na pose. Repita no segundo lado.

Alongamento de coxa Low Lunge

Foto: shutterstock

Volte para o Low Lunge com a perna esquerda atrás de você. Abaixe o joelho de trás até o chão. Você pode trazer um cobertor dobrado sob o joelho de trás. Dobre o joelho e alcance o braço do mesmo lado para pegar o pé esquerdo. Desenhe o pé próximo ao quadril externo para alongar a frente da coxa e o flexor do quadril. Se você sentir qualquer dor no joelho durante esse alongamento, saia imediatamente. Repita do outro lado.

 







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo