Publicidade

4 maneiras de tornar sua corrida mais sustentável

Esportistas precisam se preocupar com a preservação do meio ambiente, afinal, é favorável para todo mundo. Principalmente quando pensamos que o atleta tem a vantagem de passar mais tempo nas ruas, parques e demais locais de corrida ou ciclismo ao ar livre. Dessa forma, garantir que nossas corridas e provas se tornem ecologicamente corretas é bom para nós e para o planeta.

+ Seis dicas para um hábito de café mais sustentável

+ Conheça os selos para compras mais sustentáveis

+ Skimboard Nazaré vence prêmio em consagrado festival de filmes brasileiro

Eventos eco-friendly, como o Circuito Eco Run ou Circuito Eco Ambiental, por exemplo, procuram educar os corredores sobre a importância de não deixar “pegadas”, ensinando-os a minimizar os impactos cotidianos no meio ambiente. No mundo ideal essa missão deveria estar no centro de todo evento esportivo.

Corrida e sustentabilidade

Equipamentos sustentáveis

Um dos primeiros passos para a jornada da sustentabilidade no esporte é priorizar equipamentos e marcas que sejam eco-friendly, que tenham pegada zero e que se preocupem com o meio ambiente. Além disso, outra forma para ser mais sustentável, é cuidar bem dos equipamentos, para que eles tenham uma durabilidade melhor e não precisem ser descartados rapidamente.

Um por todos e todos por um

Quando falamos em sustentabilidade na corrida, a primeira coisa que vem à cabeça é o destino das embalagens plásticas descartadas nas vias, como copinhos de água, pacotes de suplemento e garrafas de isotônico, por exemplo. Mas quando pensamos num evento ecologicamente correto, a preocupação tem que ir além disso. A sustentabilidade tem que ser contemplada na estrutura, porque todas as atividades irão afetar o meio ambiente, então é interessante enxergar isso tendo em mente quanto CO2 será produzido, por exemplo.

E participar desse tipo de evento é o primeiro passo para a sustentabilidade na corrida, mas não o único. Então procure sempre descartar o lixo de forma correta, para que eles possam ser reciclados e reutilizados para outros fins. E, se possível, evitar ao máximo descartar os resíduos nas vias durante a corrida. Unindo as forças do evento e dos participantes, é possível tornar a corrida cada vez mais sustentável.

Sustentabilidade no dia a dia

Apesar da corrida ser vista apenas como um esporte, ela ainda é um meio de transporte básico, e o mais sustentável de todos. Percorrer distâncias curtas e médias é uma prática vivida há séculos, mas que acabou perdendo muitos adeptos, principalmente nas grandes cidades. Então a dica é aproveitar para treinar durante esses deslocamentos, seja de casa para o trabalho e vice-versa. Outra ideia legal é formar grupos de carona para ir e voltar das provas, mas se o local for próximo, que tal utilizar uma bicicleta ou até mesmo ir a pé?

Pratique o plogging nos seus treinos!

Enquanto muitos corredores jogam lixo nas vias, outros observam se há resíduos pelo chão para fazer a coleta. Essa iniciativa surgiu na Suécia e é chamada de “plogging”. O nome nasceu da unificação de “jogging” (corrida, em inglês) e “plocka” (recolher, do sueco). Atualmente, muitos grupos de corrida já adotam essa prática diariamente nos treinos, mas a ideia precisa ser propagada de forma ampla, para que todos tenham a consciência de tornar a corrida mais sustentável e benéfica para o nosso planeta.







Mais Conteúdos

FILA lança seu primeiro modelo de trail run

A FILA acaba de estrear no universo do trail run com o lançamento do Racer Skytrail. O tênis foi desenvolvido para treinos e provas...

Treinar à noite: Strava lança novos mapas de calor mirando na segurança

O Strava anuncia o lançamento de mais dois heatmaps na plataforma: o Mapa de Calor Noturno e o Mapa de Calor Semanal. O objetivo...

5 sinais de que você não está comendo o suficiente

Rodar com o tanque vazio não é uma boa ideia quando o assunto é a saúde de um veículo. Para corredores que estão subalimentados,...

Por que um influencer foi banido da Maratona de Nova York?

A Maratona de Nova York é talvez o evento mais claustrofóbico dos esportes de resistência. Mais de 50 mil corredores se espremem ombro a...